da Agência Brasil
O Ministério da Educação (MEC) informou nesta quarta-feira (24) que ajudará a reconstruir escolas e creches destruídas pelas chuvas em Pernambuco e Alagoas. O ministro da Educação, Fernando Haddad, visitou hoje com o presidente Lula algumas das cidades afetadas.
Em Branquinhas (AL), uma das cidades mais castigadas, nenhuma escola resistiu à força das águas. As férias que começariam na semana que vem foram antecipadas. Em muitas cidades, as escolas que sobraram foram transformadas em alojamento para as famílias desabrigadas.
– Homem também é responsável por catástrofes. Tema caiu no Simuladão Enem 2010
– Enchentes foram comparadas a Tsunamis. Leia sobre o assunto
– Teste-se: desastres ambientais
Na próxima semana, uma missão formada por técnicos em educação infantil e ensino fundamental vai aos estados avaliar a situação. Inicialmente, estão previstos R$ 51 milhões para a reconstrução das escolas estaduais, mas esse valor deve aumentar quando houver um diagnóstico das escolas municipais.
Ontem, os secretários de Educação de Pernambuco e Alagoas se reuniram com o secretário-executivo do MEC, Paulo Henrique Paim, para discutir as ações. Uma equipe do MEC está reunida estudando qual é a forma mais adequada do ponto de vista jurídico e administrativo – para liberação desse dinheiro.
As chuvas e enchentes já afetaram 59 municípios em Pernambuco, com 16 mortos, e 28 em Alagoas, com 29 mortos. Pelo menos 600 pessoas estão desaparecidas.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular