MEC cria novo curso superior: tecnólogo em Gestão Escolar
Tecnólogo trabalhará em escolas coordenando professores, médicos e bibliotecários. Curso deverá durar 3 anos
Você é interessado por educação, mas não quer ser professor? É organizado, criativo e se preocupa com a qualidade de ensino? Fique atento, em breve, um novo curso superior – e uma nova profissão – estará por aí: é o tecnólogo em Gestão Escolar.
A criação do curso foi publicada na última terça-feira (11) no Diário Oficial. O que quer dizer que as faculdades estão, a partir de agora, autorizadas a se preparar para oferecer o curso.
– O que é um curso tecnólogo? Entenda
– Já sabe que cursos vai prestar? Comente no fórum
O profissional estudará planejamento, coordenação e controle de atividades pedagógicas e administrativo de escolas, parques e museus. No dia a dia, vai ser responsável por planejar atividades extracurriculares: Para qual excursão levar os estudantes? Quais atividades oferecer para quem tem dificuldade em matemática? A decisão ficará a cargo desses novos tecnólogos.
“É um profissional que será qualificado para melhorar o funcionamento de secretaria, bibliotecas, cantinas, portarias, laboratórios, oficinas, instalações esportivas, almoxarifados, jardins, hortas, brinquedotecas, entre outros”, explica Ariane Chagas Leitão, coordenadora de supervisão da educação profissional do MEC.
O tecnólogo em processos escolares é responsável por atividades de acompanhamento dos processos acadêmicos e organizacionais, participação em equipes técnicas e desenvolvimento da ação educativa dentro e fora da escola.
ESTRUTURA
A carga horária mínima recomendada pelo MEC para o funcionamento do novo curso é de 2,4 mil horas – ou seja, três anos de duração. As universidades terão de montar biblioteca especializada, ambientes que simulem espaços educativos, laboratório de informática e laboratório pedagógico multimídia.
O MEC também prevê lançar, em 31 de maio, o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia com dez novos cursos, divididos nos eixos tecnológico-militar (seis cursos), segurança (três) e apoio educacional (um). Outros cursos de apoio à educação também deverão ser criados em breve.
+ MAIS
– Notícias de vestibular
– Notícias de Enem