Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O que é DNA? Qual a diferença do RNA? Entenda aqui

Dentro dessa sigla mora todo o funcionamento das células – e, portanto, dos organismos! Entenda qual seu papel

Por Redação do Guia do Estudante
29 mar 2024, 15h00
imagem de trechos de DNA
 (Canva/Reprodução)
Continua após publicidade

Não é milagre, obra do acaso ou feitiçaria. Quando conhecemos alguém que tem exatamente a mesma cor dos olhos, formato da boca e nariz dos pais, estamos diante de um feito da genética. O processo até esse resultado final pode parecer um tanto abstrato – afinal de contas, acontece em partes microscópicas do nosso corpo, invisíveis a olho nu. Mas nada impossível de entender quando começamos pelo lugar certo. Este lugar é o núcleo da célula – mais especificamente, os genes e o DNA.

O que é o núcleo da célula

núcleo de uma célula
(Guia do Estudante/Reprodução)

Não é exagero dizer que o núcleo é o centro de controle da célula eucariótica. É de lá que partem as ordens para que todas as células (e portanto o organismo) funcionem e desempenhem suas funções. Essas ordens vêm dos genes, que nada mais são do que trechos das moléculas de DNA. Além disso, são eles quem transmitem as características da espécie durante a reprodução.

+ Simulado de Biologia: Genética

Mas afinal, o que é o DNA?

DNA é a sigla que designa o ácido desoxirribonucleico, um dos ácidos nucleicos. São moléculas muito compridas, formadas pelo encadeamento de unidades que se repetem, chamadas nucleotídeos.

Cada nucleotídeo é composto de três substâncias químicas:

  • fosfato
  • base nitrogenada
  • um açúcar de cinco átomos de carbono (pentose).
Continua após a publicidade

O DNA tem a forma de uma escada em espiral formada de duas cadeias de nucleotídeos. Os corrimão correspondem aos fosfatos e pentoses, e os degraus são representados pelas bases nitrogenadas, que interligam as duas cadeias.

As bases nitrogenadas podem ser de quatro tipos:

  1. Adenina
  2. Guanina
  3. Citosina
  4. Timina

O açúcar do DNA é a desoxirribose.

+ Existe uma profissão em que se trabalha com genética humana e animal?

E o RNA? Qual a diferença entre eles?

filamentos de DNA e RNA
(Guia do Estudante/Reprodução)
Continua após a publicidade

O outro ácido nucleico é o RNA (ácido ribonucléico). Ele também é formado por nucleotídeos, mas diferentemente do RNA há apenas uma cadeia em sua estrutura. O nucleotídeo também é formado por fosfato, base nitrogenada e um açúcar. No caso do RNA, no entanto, o açúcar é a ribose (por isso o “R” no início da sigla), e a base nitrogenada timina é substituída pela uracila.

+ Os 5 grandes passos da biologia na área de citologia

RNA: o carteiro químico

Para organizar e comandar o funcionamento de uma célula, o DNA, no núcleo, precisa receber sinais do exterior e enviar ordens para o citoplasma. Essa comunicação é feita por meio da síntese de proteínas, ou seja, da produção de proteínas.

Quer um exemplo prático? Suponha que você tenha comido um doce. O nível de glicose no sangue aumenta e, para que a glicose seja usada, seu pâncreas deve produzir e secretar o hormônio insulina. A ordem para que isso aconteça parte de alguns genes que estão no DNA, no núcleo das células do pâncreas, e tem de ser transmitida aos ribossomos, que estão no citoplasma, que sintetizarão o hormônio.

Quem faz as vezes de carteiro químico é o RNA. Esse ácido nucleico participa das duas etapas do processo de síntese de proteínas, a transcrição e a tradução.

Continua após a publicidade

O RNA pode, ainda, ser classificado de três formas, de acordo com a sua função:

  • RNA ribossômico (RNAr)
  • RNA mensageiro (RNAm)
  • RNA transportador (RNAt).

O código genético

O que diferencia duas moléculas de DNA é apenas a sequência de bases nitrogenadas. Ou seja, é a ordem em que as bases nitrogenadas (A, T, C e G) aparecem na molécula que determina os tipos de proteínas sintetizadas por um organismo e, daí, as características e o funcionamento desse organismo.

Proteínas são cadeias de aminoácidos. E cada aminoácido é codificado por uma trinca de bases nitrogenadas, chamada códon. Se combinarmos as quatro bases do DNA (A, T, C e G), de três em três, para formar um códon, teremos, ao final, 64 possíveis códons. Mas todas as proteínas existentes em todos os seres vivos são compostas da combinação de apenas 20 aminoácidos. Isso significa que um mesmo aminoácido pode ser codificado por dois ou mais códons. E existem, ainda, códons que, em vez de codificar um aminoácido, apenas determinam que o processo de tradução chegou ao fim.

Assim, o código genético nada mais é do que a linguagem que determina a ordem na qual os aminoácidos são ligados para produzir as proteínas de um organismo. O código genético é considerado universal porque os códons têm o mesmo significado na maioria dos organismos. Mutação é o termo usado para qualquer alteração numa base nitrogenada do DNA – quer ela provoque, quer não, mudanças na sequência de aminoácidos de uma proteína.

Replicação: como o DNA se duplica

Para transmitir a herança genética, a molécula de DNA tem de se replicar, ou seja, se duplicar. Essa replicação segue os seguintes passos:

• Quando a célula está prestes a se dividir, um grupo de enzimas especiais quebra as pontes de hidrogênio que unem as bases nitrogenadas;

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

• As fitas da molécula de DNA se separam;

• Por ação da enzima DNA polimerase, as bases de cada uma das fitas ligam-se a outras bases, que se encontram soltas na cariolinfa. Essa combinação não é aleatória, mas forma sempre pares certos: adenina (A) com timina (T) e citosina (C) com guanina (G). Assim, se um filamento tiver a sequência AACGGCT, o outro, que se ligará a ele, terá, necessariamente, a sequência TTGCCGA.

No final do processo, haverá duas moléculas de DNA idênticas, cada uma delas formada pela sequência original de bases e pela nova sequência complementar. Esse processo se chama replicação semiconservativa.

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade
O que é DNA? Qual a diferença do RNA? Entenda aqui
Estudo
O que é DNA? Qual a diferença do RNA? Entenda aqui
Dentro dessa sigla mora todo o funcionamento das células – e, portanto, dos organismos! Entenda qual seu papel

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.