O regime militar instaurado em 1964 fez com que o Brasil saísse do sonho da bossa nova para despencar no pesadelo dos porões da ditadura militar. Nesse cenário desesperador, um jovem e talentoso jornalista se junta a um grupo guerrilheiro para realizar um feito ousado: sequestrar o embaixador americano no Brasil Charles Elbrick em troca da libertação de prisioneiros políticos.
Esse jovem idealista era Fernando Gabeira, nascido em 1941, em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Gabeira iniciou sua carreira como redator do Jornal do Brasil, onde trabalhou de 1964 até 1968. Deixou o emprego em 1969, ano em que participou do sequestro que quase lhe custou a vida. Como resultado da ação de guerrilha, Gabeira foi baleado, preso e exilado. Passou boa parte da década de 1970 na Suécia, onde atuou como jornalista e até como condutor de metrô.
Com a anistia em 1979, voltou ao Brasil e lançou “O que é isso, companheiro?“, em que conta sua experiência com a luta armada.
Numa prosa fluida e competente, Gabeira relata todo o processo de sequestro do embaixador americano, desde o planejamento da ação até o desfecho. A narrativa autobiográfica permite que o leitor se sinta na pele do autor e testemunhe os horrores ocorridos nos anos 1960 e 1970 no país. Elevado à condição de documento histórico, “O que é isso, companheiro?” tornou-se uma espécie de símbolo dos anos de luta contra a ditadura e pelo retorno da democracia.
A obra foi adaptada para o cinema em 1997, em filme dirigido por Bruno Barreto e disponível no YouTube.
Título: O que é isso, companheiro?
Autor: Fernando Gabeira
Esse texto faz parte do especial “100 Livros Essenciais da Literatura Brasileira”, publicado em 2009 pela revista Bravo!
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.