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“Os Sertões”: resumo da obra de Euclides da Cunha

O romance poderia ser classificado como pertencente ao naturalismo, mas aponta para o movimento que adviria duas décadas depois: o modernismo

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 15 set 2022, 11h28 - Publicado em 15 set 2022, 11h11
Euclides da Cunha é um homem de pele clara e cabelos escuros. A única barba em seu rosto é um bigode volumoso. Está usando terno e gravata, e está com o rosto levemente virado para a lado.
O autor de "Os Sertões", o jornalista Euclides da Cunha.  (Wikimedia Commons/Reprodução)
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O romance Os Sertões (1902), de Euclides da Cunha, surgiu de uma reportagem encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo. Encarregado de cobrir a Guerra de Canudos (1896-1897), Euclides encontrou nos confrontos entre o Exército brasileiro e um grupo de fanáticos religiosos liderados por Antônio Conselheiro matéria para descrever a geografia e a população do sertão baiano. Vistos como uma ameaça à jovem República brasileira, os seguidores de Conselheiro foram dizimados.

“Aquela campanha lembra um refluxo para o passado. E foi, na significação integral da palavra, um crime. Denunciêmo-lo”, afirma o escritor na nota preliminar do livro.

+ Os Sertões de Euclides da Cunha: entenda a Guerra de Canudos

Dividido em três partes – A Terra, O Homem e A Luta –, o livro concentra diversas influências de seu tempo. Teóricos europeus, declaradamente ou não, alicerçam o autor na definição do sertanejo, depreciado pelo embasamento em correntes deterministas – hoje ultrapassadas. A obra, publicada no limiar do século 20, em 1902, de certa forma teria estreita ligação com o naturalismo que a precede, mas apontava para o modernismo que adviria duas décadas depois: o estudo do homem brasileiro seria um dos seus objetivos.

Nascido na cidade de Cantagalo (RJ) em 1866, Euclides estudou engenharia na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, o que lhe forneceu os instrumentos para a análise e o exame feitos no livro. Seria impreciso enquadrar a obra em um único gênero. Não se trata apenas de um relato científico ou jornalístico. O entrecruzamento dessas formas com o emprego do lirismo, de complexas figuras de linguagem e do tom de “ataque franco”, segundo o próprio Euclides, resultou na “bíblia da nacionalidade” – para tomar emprestada a definição do célebre abolicionista Joaquim Nabuco sobre o romance.

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+ Brasil República: República Oligárquica (“Café com Leite”)

Para a literatura brasileira, a grandeza de Os Sertões está obviamente no trabalho de linguagem operado pelo autor, que, sob o primeiro plano da objetividade científica, se deixa tomar pela indignação e pelo espanto ante o que testemunha. Euclides via a República de maneira desiludida, identificava as “sub-raças” e prenunciava a sua extinção.

Mas a natureza o surpreende quando o período é o das chuvas: “E o sertão é um paraíso… Ressurge ao mesmo tempo a fauna resistente das caatingas […]. […] segue o campeiro pelos arrastadores, tangendo a boiada farta, e entoando a cantiga predileta… Assim se vão os dias. Passam-se um, dois, seis meses venturosos, derivados da exuberância da terra […]”. Esse deslumbramento alterna-se com o retrato da seca, o “martírio secular da terra”. A proliferação de antíteses se dá também em outros níveis da obra, uma das razões que levam os críticos a ver um “barroco científico” moldando a narrativa.

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É de um Euclides observador preciso e rigoroso e plenamente hábil na construção de imagens que José Lins do Rego e Graciliano poderão herdar, cada um a sua maneira, as bases de um regionalismo maduro. Até sua morte no Rio de Janeiro, em 1909 – morto em um duelo com o amante da mulher -, Euclides ainda publicou o livro Contrastes e Confrontos (1907). À Margem da História (1909) foi lançado postumamente.

Título: Os Sertões
Autor: Euclides da Cunha

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Este texto faz parte do especial “100 Livros Essenciais da Literatura Brasileira”, publicado em 2009 pela revista Bravo!

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“Os Sertões”: resumo da obra de Euclides da Cunha
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“Os Sertões”: resumo da obra de Euclides da Cunha
O romance poderia ser classificado como pertencente ao naturalismo, mas aponta para o movimento que adviria duas décadas depois: o modernismo

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