Aprender Química pode ser bem complicado: alguns assuntos exigem um grau de imaginação alto para que possamos criar imagens mentais e, assim, entendê-los melhor. Sabendo disso, o engenheiro Manuel Moreira Baptista desenvolveu para o seu doutorado pelo Instituto de Química (IQ) da Unicamp uma série de animações em 3D que podem ajudar muito quem sofre para entender certos conceitos.
O trabalho está sendo muito bem recebido no mundo todo: as 70 animações que ele produziu já tiveram cerca de 1 milhão de visualizações no YouTube (veja todos os vídeos aqui), vindas de 148 países, e foram feitos mais de 360 mil downloads dessas animações a partir do site www.quimica3d.com. Pelo visto, a dificuldade no ensino e no aprendizado em Química existe em todo lugar.
Os vídeos exploram, em sua maioria, temas mais avançados, voltados para estudantes já na universidade. Mas eles podem ajudar a entender melhor certos conceitos que também caem no vestibular. Além disso, esse trabalho abre caminho para animações do tipo serem exploradas em outras disciplinas. Vale ficar de olho!