da redação
Professores usam pouco novas ferramentas e tecnologias de internet em suas aulas nas universidades. Foi isso que indicou um estudo feito nos Estados Unidos em 2009.
A Faculty Survey of Student Engagement entrevistou aproximadamente 4600 professores em 50 instituições de ensino superior nos Estados Unidos para saber como eles estavam usando as novas tecnologias e mídias sociais durante as aulas.
A pesquisa mostrou que a maioria dos professores não usam as ferramentas e não integram seus cursos com essas inovações.
– Professores se sentem envergonhados em falar de sexo com alunos
– Quase metade dos universitários brasileiros já experimentou drogas
Veja os resultados:
Blog
84% dos professores nunca usaram um blog em suas aulas. 3% não sabem nem mesmo o que seja um.
Programas de edição colaborativa
Programas onde os usuários podem editar arquivos em grupo, como o Google Docs e o Wiki (o mesmo do Wikipédia), nunca foram usados por 79% dos professores.
Videoconferências
Videoconferências ou conversas telefônicas pela internet também não são populares: 84% nunca usou uma destas ferramentas.
Programas de detecção de plágio
Hoje em dia existem até mesmo programas que detectam se o aluno copiou alguma coisa da internet. Sorte dos estudantes que 70% dos professores nunca usaram tais programas, embora apenas 4% os desconheçam.
– Escolas usam softwares para detectar alunos que copiam trabalhos da internet
Confira a pesquisa completa no The Chronicle.
LEIA TAMBÉM– Notícias de vestibular– Notícias de Enem