Prova oferece bolsa para brasileiros em faculdade no Japão
Não é necessário ter ascendência nipônica nem falar o idioma: para quem não sabe japonês, exame será em inglês
Um programa do governo japonês seleciona brasileiros para estudar em universidades japonesas com tudo pago. O nome da instituição que dá a bolsa, ‘Mombukagakusho’, assusta, mas o conceito é simples: é uma espécie de vestibular nipônico adaptado para os estrangeiros, com questões em inglês.
Não é divulgado número de vagas, nem notas mínimas ou máximas. O que o governo japonês procura são ótimos estudantes (nenhuma nota abaixo de 7 no histórico escolar) estrangeiros para compensar o envelhecimento da população local.
Para quem topar – e passar -, a graduação inteira vem de graça. Há vagas em cursos prestigiados como Medicina, Direito, Economia e Engenharia. Os estudantes ganham ainda passagens aéreas de ida e volta e uma bolsa mensal de 125 mil ienes, cerca de R$ 2 500 reais, suficiente para viver no Japão.
“Passei no ITA e na Fuvest, mas resolvi vir para cá”, diz Ricardo Gorgoll em depoimento ao Consulado do Japão em São Paulo. Ele estuda Engenharia Química em Osaka. “Bate saudades de casa, mas vale a pena. Estudo com gente do mundo inteiro, treino inglês e japonês e ainda viajo por aqui”, conta.
Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.
REGRAS
As inscrições são gratuitas e vão de 1º a 25 de junho. É necessário preparar a documentação listada na página da instituição.
Para participar, é preciso ser brasileiro e não ter cidadania japonesa. Só será exigido conhecimento de língua japonesa candidatos a cursos de humanas (Direito, Ciência Política, Pedagogia, Sociologia, Literatura, História, Economia e Administração).
A prova acontecerá em 8 de julho, quando há também seleção para cursos tecnológicos e profissionalizantes. Os exames variam conforme as carreiras pretendidas:
- Humanas: inglês, japonês e matemática;
- Exatas (Matemática, Física, Química e Engenharias): inglês, matemática, química, física e japonês (opcional);
- Biológicas (Medicina, Odontologia, Enfermagem, Farmácia, Biologia, Veterinária, Agricultura, Pecuária, Alimentação e Pesca): inglês, japonês, matemática, química e biologia.
As provas são todas em inglês. Os aprovados terão um ano de curso de japonês e de aulas de reforço preparatórias no Japão.