Quais os assuntos mais cobrados de Química no Enem
Assim como nas outras disciplinas, o Enem explora a ligação de conceitos mais abstratos com as aplicações cotidianas que eles podem ter
Dividindo espaço com a Física e a Biologia, as questões de Química correspondem a 36,3% da prova de Ciências da Natureza do Enem (é a mais cobrada no exame). Por isso é tão importante que você saiba o que priorizar dessa disciplina na reta final de preparação para o Enem! Afinal, sabendo que a química orgânica é a que mais aparece na prova, você pode pegar mais leve na inorgânica e usar esse tempo para revisar o que tem mais chances de ser abordado.
Como fazer isso? O GUIA te ajuda. A partir de um levantamento do Poliedro, listamos os conteúdos mais cobrados de cada uma das disciplinas nas últimas edições do Enem. Em Química, além da atenção especial aos compostos orgânicos (que englobam as reações e funções orgânicas, estrutura de hidrocarbonetos, fermentação, polímeros, dentre outros) também vale a pena ficar atento às relações entre energia e química — que envolvem equações termoquímicas, reação de oxirredução, pilhas e até conceitos de radioatividade.
Tudo isso, é claro, associado a questões de atualidades e às aplicações que esses conceitos podem ter no dia a dia. Na orgânica, por exemplo, é muito comum os polímeros serem explorados a partir do viés ecológico e do plástico. O mesmo pode se aplicar à energia química e debates sobre sustentabilidade. O lixo atômico e os impactos dos combustíveis fósseis, por exemplo, aparecem com frequência na prova.
A água também é um universo à parte para a Química: podem ser cobradas questões sobre solubilidade, concentração de soluções, propriedades e estrutura, conceitos de ácido e base, condutibilidade elétrica e outros, chegando até a importância dessa substância para a vida animal e vegetal.
Da estrutura do átomo às ligações metálicas e seus usos, descubra os assuntos mais cobrados de Química no Enem:
- Ligações químicas, polaridade e forças 13,4%
- Reações orgânicas 11%
- Compostos orgânicos 9,8%
- Eletroquímica 8,5%
- Leis ponderais e estequiometria 8,5%
- Soluções 7,3%
- Estados físicos, sistemas e misturas 6,1%
- Equilíbrios, hidrólise e solubilidade 4,9%
- Reações inorgânicas 4,9%
- Termoquímica 4,9%
- Radioatividade 3,7%
- Cinética química 2,4%
- Isomeria 2,4%
- Modelos atômicos e distribuição eletrônica 2,4%
- Propriedades das substâncias e forças intermoleculares 2,4%
- Aminoácidos, proteínas, lipídeos e carboidratos 1,2%
- Caráter ácido-básico de substâncias orgânicas 1,2%
- Oxirredução 1,2%
- Polímeros 1,2%
- Propriedades coligativas 1,2%
- Propriedades periódicas dos elementos 1,2%