Qual a relação entre as mudanças climáticas e as queimadas?
Entenda as causa das queimadas no Brasil, e porque elas aumentaram tanto nos últimos anos
Nos últimos dias, o estado de São Paulo ficou encoberto de nuvens de fumaça. Ao menos 50 cidades do interior do estado registraram focos de incêndio, assim como alguns municípios de Minas Gerais, Distrito Federal e Goiás. As áreas expostas às queimadas têm particularidades. No entanto, a emergência ambiental no mesmo período deixa dúvida sobre uma possível origem em comum.
Para explicar o aumento do evento, GUIA DO ESTUDANTE conversou com o biólogo Weverton Trindade, mestre em Biologia Evolutiva e doutorando em Ecologia e Conservação.
As causas
Trindade explica que as queimadas naturais não são as causas principais das intensas ondas de fogo no Brasil – que já ocorreram também em anos anteriores. “A maioria dos incêndios na Amazônia e no Pantanal é provocada por ação humana. Apenas 3 em cada mil raios que atingem vegetações resultam em incêndios. Esses eventos acontecem a cada 5 ou 10 anos e não todo ano, como vemos agora”, afirma.
Em 2020, a Polícia Federal chegou a investigar fazendeiros que poderiam ter começado incêndios no Pantanal. Em entrevista à CNN Brasil, o delegado Daniel Rocha disse que quatro proprietários estão sendo investigados. Além disso, o delegado afirma que sua equipe analisa focos de incêndio de junho e julho que “não têm como não terem sido ocasionados por ação humana”.
Agora, mais uma vez, há suspeita de que os focos de incêndio tenham sido começado por ação humana. Ou sejam, podem ser queimadas criminosas.
O aquecimento global deixa o clima mais seco e agrava a situação das queimadas. O desmatamento descontrolado contribui para esse processo.
Situação no Brasil
De acordo o Inpe, o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias, desde o início de 2024 já foram praticamente 107 mil focos de incêndio em todo o Brasil, um aumento de 75% em relação ao ano passado. No último final de semana, os estados recordistas de focos de incêndio foram Pará, Mato Grosso e Amazonas.
Negacionismo
Nos últimos anos, o Brasil enfrentou um cenário de negacionismo perante as mudanças climáticas e devastação ambiental. Em 2020, Trindade participou de um vídeo no canal Meteoro Brasil e criticou essa postura. “No Brasil, não é apenas um descuido, mas também parece que há um incentivo às queimadas por parte do governo”, disse, referindo-se à gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro.