O esporte que levanta multidões (seja em manifestações ou em arquibancadas de estádios) existe há muito tempo. A origem é ainda bem discutida, mas relatos indicam que um esporte bem parecido era jogado por volta de 2500 a.C., na China imperial, só que de forma muito mais ~macabra~.
Na época do imperador Huang-ti, os guerreiros chineses tinham o costume de disputar jogos com o crânio de inimigos. Segundo o autor Celso Unzelte, que escreveu “O Livro de Ouro do Futebol”, os ossos foram substituídos – ainda bem – por bolas de couro nos exercícios militares. Elas deveriam ser lançadas pelo soldados com os pés para além de duas estacas cravadas no chão e essas teriam sido as primeiras traves da história.
Leia +
Outros estudiosos acreditam que o futebol surgiu com os maias, por volta de 900 a.C. Esse povo disputava uma mistura de futebol e basquete e também tinha fins militares. O capital do time derrotado era sacrificado. A bola era bem pesada, tinha uns 3 quilos e precisava passar por aros fixados em muros. Quem viu o filme “O Caminho para El Dorado” (2000) deve se lembrar de um jogo bem parecido com o futebol (só atenção que nessa história eles não representam exatamente os maias, mas sim uma sociedade fictícia que misturava características tanto deles como também dos astecas e incas).
Futebol moderno
Mas, se existem discussões sobre quem inventou o esporte, no quesito “futebol moderno” não restam dúvidas. Foi na Inglaterra, durante o século 19, que o esporte se organizou. Jogado há quase 500 anos por lá, foi durante a Revolução Industrial que o futebol ganhou regras. “O progresso do capitalismo pediu um correspondente progresso nas instituições. A época era de padronização em vários planos da vida inglesa”, conta Franco Júnior, professor de História Social da Universidade de São Paulo.
A popularização do futebol aconteceu principalmente por causa dos operários das fábricas inglesas. Enquanto brigavam por seus direitos formando seus primeiros sindicatos, eles aproveitaram para adquirir o sagrado direito de jogar bola. Em 1871, o ensino fundamental tornou-se obrigatório, e as escolas públicas passaram a abrigar a prática do futebol. Times formados pelos empregados de empresas começaram a ser criados – o Arsenal, de uma fábrica de armamentos (fundado em 1886), e o Manchester United, composto por ferroviários em 1878, são dois exemplos –, com financiamento e treinamento bancado pelos patrões.
Nessa matéria da Aventuras na História dá pra saber o passo a passo da trajetória do futebol, vale a pena conferir!