Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Quantas questões precisa acertar no CNU? Menos do que isso elimina

Saiba quantos acertos os candidatos precisavam obter em cada um dos blocos. E prepare o lápis para fazer algumas contas!

Por Taís Ilhéu
20 ago 2024, 10h59

O gabarito oficial do Concurso Nacional Unificado foi divulgado na manhã desta terça-feira (20) e uma dúvida está afligindo os candidatos que fizeram a prova: afinal, quantas questões precisa acertar no CNU? A angústia não é sem justificativa. Afinal, acertar menos do que a quantidade de questões indicada nos editais pode acarretar em eliminação do candidato. Mas vamos com calma porque a resposta não é tão simples, e varia de acordo com os blocos de concorrência. Explicamos abaixo.

+ Redação do CNU: quantas linhas precisava escrever?

Quantas questões precisa acertar no bloco 8 do CNU?

Vamos começar pelo bloco mais concorrido de todos, o 8. Este bloco reúne as vagas de nível médio e teve, no total, 694.551 inscritos.

Para não ser eliminado do concurso, os candidatos do bloco 8 deveriam acertar no mínimo 30% das questões nas provas objetivas. Como, ao todo, eram 60 questões, era obrigatório acertar pelo menos 18 delas.

Além disso, os candidatos também não podem zerar a redação.

Lembrando que garantir esse número de acertos não indica aprovação automática: o candidato apenas continua na disputa, mas conquista a vaga aqueles que atingirem a maior pontuação total, considerando todas as provas e etapas.

Continua após a publicidade

Quantas questões precisa acertar nos demais blocos?

Aqui, a conversa complica um pouco mais. Nos demais blocos do CNU, de 1 a 7, os candidatos precisam alcançar pelo menos 40% da pontuação total da prova para não serem eliminados. Veja bem: da pontuação, e não do número de questões.

Isso porque as questões nestes blocos poderiam ter pesos diferentes – ou seja, algumas valiam mais do que as outras. Portanto, se o candidato acertou o “eixo de questões” de maior peso, que vale mais, sua pontuação total sobe. Mas se ele acertou apenas as questões que valiam menos pontos na prova, a nota final cai.

Por isso, para calcular se obteve a pontuação mínima para não ser desclassificado do concurso, o candidato deve acessar o edital específico do seu bloco (estão todos reunidos aqui), consultar qual era o peso de cada grupo (ou eixo) de questões para a carreira em que concorreu, e fazer o cálculo de acordo com os acertos que obteve.

A conta deve ser feita da seguinte maneira:

Continua após a publicidade

(Número de acertos no eixo) X (peso do eixo)

A conta deve ser repetida para cada um dos eixos. No final, basta somar o resultado de cada multiplicação e o resultado será a nota alcançada nas provas objetivas. Se ela corresponder a pelo menos 40% da nota total, pode respirar aliviado: você segue na disputa!

Todos os gabaritos oficiais do CNU

Cronograma completo do CNU

Continua após a publicidade

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

 

Publicidade

Publicidade
Quantas questões precisa acertar no CNU? Menos do que isso elimina
Estudo
Quantas questões precisa acertar no CNU? Menos do que isso elimina
Saiba quantos acertos os candidatos precisavam obter em cada um dos blocos. E prepare o lápis para fazer algumas contas!

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.