Os tempos verbais são recursos da gramática que indicam o momento da fala. Podem exprimir passado, presente e futuro por meio do verbo. Assim, os tempos verbais ajudam o interlocutor a indicar, na fala, se algo já ocorreu, acontece no momento em que se fala ou ainda vai ocorrer.
Presente
Representam fatos que se passam no momento atual, ou seja, no momento em que estamos falando.
Ex.: Estou cansado de você. (Estou, significa algo que está ocorrendo).
Pretérito
Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
Exemplo:
Pretérito Perfeito: Eu fiz de tudo para você gostar de mim, (é uma ação que já passou e que foi concluída).
Quando eu te liguei (perfeito) , você já tinha saído (mais-que-perfeito). (é uma ação que passou e que se concluiu, antes de uma que passou).
Pretérito Imperfeito: Antigamente eu ia falava muito, hoje estou mais tranqüilo. (mostra uma ação ou um hábito, que acontecia).
Futuro
Representa uma ação que acontecerá (futuro). Está dividido em duas categorias: futuro do presente e futuro do pretérito.
1. Futuro do presente: Eu cuidarei disto mais tarde, (representa um futuro, com uma referência para o presente).
2. Futuro do pretérito: Eu pensei (pretérito perfeito) que faria (futuro do pretérito) melhor.
Tempos verbais primitivos e derivados
Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.