“Romeu e Julieta” é escrito por robô que simula caligrafia de Shakespeare
Clássico da literatura mundial é reescrito em celebração dos 75 anos da caneta BIC Cristal

William Shakespeare, um dos maiores poetas e autores do mundo moderno, deixou muitas obras clássicas em seu nome. No entanto, com o passar dos séculos, restou apenas um único manuscrito de três páginas, que foi digitalizado pela Biblioteca Britânica. Para celebrar os 75 anos da caneta BIC Cristal, a empresa de papelaria recriou a tipografia original do autor com ajuda de Inteligência Artificial, em uma edição exclusiva de “Romeu e Julieta“. Foram elaborados mais de 20 alfabetos para simular a escrita humana, que varia ao decorrer do processo e não tem letras padronizadas.
Diversos detalhes da escrita humana foram analisados, como por exemplo, o fato de Shakespeare redigir de maneira inclinada. Ao escrever, o dramaturgo acabava subindo as palavras e fugindo da marcação das linhas.
O processo foi acompanhado por peritos grafotécnicos, profissionais que identificam veracidade de escrituras e documentos, para atingir uma escrita próxima da real.
Uma caneta BIC Cristal, o modelo mais tradicional da marca, chega a escrever 3 km sem acabar a tinta. Por isso, o livro todo foi redigido por uma só BIC. Mesmo com tanta tecnologia envolvida no processo, a campanha destaca que “papel e caneta criam algo eterno”.
O volume de “Romeu e Julieta” da BIC foi doado para o Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro.
Se você nunca leu a história de amor mais famosa do mundo, aproveite esta edição de luxo, em promoção na Amazon:
+ 5 bibliotecas fascinantes para conhecer um dia
*A Editora Abril tem uma parceria com a Amazon e recebe uma porcentagem das vendas feitas por meio dos links indicados nesta página. A seleção de produtos segue critérios exclusivamente editoriais. O estoque disponível refere-se ao momento da publicação desta matéria.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.