Você com certeza já ouviu falar da lo-fi girl da imagem acima, não é? Pois então, além de ter se tornado uma das figuras mais conhecidas do Youtube, após a pandemia ela também ganhou uma nova função: a de study buddy, ou, em tradução para o português, “companheira de estudos”.
O lo-fi do nome é um gênero musical e significa low fidelity, ou baixa fidelidade – hoje em dia, o termo designa músicas feitas de forma mais caseira, sem grandes produções, com melodias mais lentas e sem vocal.
Já a garota lo-fi foi criada e animada em 2017 pelo artista Juan Pablo Machado que, a pedido do próprio canal da live, criou algo que fosse inspirado na personagem Shizuku Tsukishima, do filme “Sussurros do Coração”, do famoso Studio Ghibli.
Além de servir para ilustrar o eterno streaming de músicas do gênero, a garota lo-fi também passou a acompanhar muitos jovens durante seus períodos de estudos. Mas ela não é a única. Ter um parceiro de estudos virtual se tornou uma febre na internet, iniciado durante a pandemia de Covid-19, em que os estudantes não podiam sair de casa para ir à escola, cursinho ou bibliotecas e tinham que estudar de casa mesmo.
+ Roteiro de organização de estudos para quem estuda em casa
Assim, para não ficarem no silêncio absoluto em seus espaços de trabalho — ou então para não se sentirem sozinhos — os estudantes passaram a sintonizar as músicas lo-fi em seus próprios streamings. Outra opção era acessar gravações e lives de outros estudantes que registraram seus próprios estudos e os colocaram na internet. Esta forma de estudar virou tendência entre aqueles que o fazem em casa, mas querem se sentir acompanhado de alguma maneira, mesmo agora, depois da pandemia.
Neste texto, o GUIA DO ESTUDANTE te conta algumas vantagens de aderir à febre dos parceiros de estudos virtuais (e algumas desvantagens, também).
+ Baixe: cronograma de estudo para as férias de julho
Foco no foco
Para quem decidiu se tornar um parceiro de estudo virtual (e youtuber, é claro), gravar os vídeos foi uma forma de se manter focado durante as maratonas de leituras e exercícios. Afinal, a pressão por ficar concentrado se torna maior quando você sabe que está sendo gravado e que outras pessoas irão assistir ao seu conteúdo.
+ 5 cursos para quem busca ser um influencer profissional
Para quem assiste aos vídeos, o efeito é parecido. Quando alguém está focado do seu lado — ainda que em uma gravação —, a sua motivação e concentração também aumentam.
Além disso, existe um certo prazer em descobrir como outra pessoa estuda, e como organizam fisicamente o seu espaço de trabalho.
No caso da garota lo-fi, os estudantes que escolhem tê-la como companhia são os que preferem um período de estudos sonorizado; afinal uma música ambiente e relaxante pode ajudar com o foco. O senso de comunidade também é outro fator importante: o chat da live da garota lo-fi exibe mensagens a todo instante, em diversos idiomas, de pessoas enviando conselhos, sugestões e até emojis.
Consumir para aprender?
Mas há também o lado menos nobre, digamos assim. Para ter um retorno sobre as lives que fazem no Youtube — e que, vamos combinar, realmente demandam um certo esforço —, os study buddies acabam fazendo parcerias com marcas e lojas virtuais que vendem produtos destinados ao home office (ou, neste caso, o study office). Isso faz com que as esses materiais se tornem parte essencial para os estudos — e fazem dos vídeos uma espécie de lista de compras de itens de papelaria.
Dados da NeoTrust mostraram que entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021, o crescimento de itens de papelaria em lojas virtuais foi de 31%, impulsionado, principalmente, por redes como Youtube e TikTok.
As dicas excessivas de produtos e o ode ao consumo podem criar um senso de necessidade no estudante que, muitas vezes, não é real. O aparecimento do pensamento “para fazer, primeiro eu preciso ter” é muito comum nessas horas, e pode acabar desviando o estudante do seu verdadeiro foco.
+ Mapa mental: técnica de memorização é grande aliada nos estudos
Por isso, na hora de focar com os parceiros de estudos virtuais, é muito importante ter bem definidos os seus objetivos. É claro que ter uma companhia – ainda que virtual – sempre cai bem e ajuda a manter a determinação nos estudos. Mas fique sempre atento às muitas publicidades. Não é a caneta brilhante ou o caderno sem pautas que vai deixar você mais inteligente. Ter discernimento dos materiais que você realmente necessita na hora da disciplina estudantil também será uma boa aliada contra as distrações financeiras.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.