da redação
Informações divulgadas na manhã de hoje (18/03) pela imprensa são inverídicas, afirmam o MEC e universidades do estado de Minas Gerais por meio de suas assessorias de imprensa – contatadas pelo GUIA por telefone. Foi noticiado que as comissões de vestibular de 15 instituições mineiras haviam comunicado ao ministério da educação, por escrito, que não usariam a nota do Enem em seus vestibulares de meio do ano e fariam processos seletivos próprios.
“Quem decide sobre o tema são as reitorias e conselhos universitários, não as comissões de vestibular”, alegou a assessoria de imprensa do UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) para desmentir a informação. “Em momento algum a gente fala que as universidades não vão participar do SiSU. A gente não pode fazer isso, até porque é o reitor e o conselho universitário que vão decidir”, completou a assessoria.
“O que fizemos foi um documento de avaliação do SiSU. Não teve nenhuma discussão sobre se as universidades iriam participar ou não [do SiSU]”, esclareceu o coordenador da comissão de processos seletivos da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), José Margarida da Silva, que também coordena o Fórum das Comissões de Processos Seletivos das instituições mineiras.
“Tanto que o documento não aponta quais instituições vão utilizar ou não a nota do Enem no meio do ano”, concluiu o professor José Margarida. “As universidades federais em questão participaram do SiSU e todas manifestaram intenção de continuar usando a nota do Enem em seus próximos processos seletivos”, ressaltou a assessoria de imprensa do MEC.
CONTEÚDO DO DOCUMENTO
O GUIA teve acesso à carta enviada pelas comissões de vestibular das 15 instituições mineiras participantes do SiSU à Secretaria de Educação Superior do MEC. No documento são apontados 11 pontos de crítica ao SiSU e quatro recomendações para o aperfeiçoamento do sistema.
– Acesse a íntegra do documento escrito pelas comissões de vestibular das universidades mineiras
Entre as críticas, está o descompasso entre o número de questões do Enem e o tempo para realização da prova. Outra crítica ressalta que “candidatos à certificação de Ensino Médio via resultado do ENEM não conseguiram se matricular, após serem aprovados em vestibulares de grande concorrência, frustrando a si e a sua família”.
Entre as recomendações está a criação de um grupo de trabalho envolvendo o MEC e as comissões de processos seletivos para encontrar “um padrão comum e mínimo a ser utilizado pelos vários vestibulares, sempre respeitando a autonomia universitária e a opinião da sociedade brasileira que legitima nosso processo de seleção”.
FÓRUM
– Escreva o que você pensa sobre o SiSU na Comunidade do GUIA
LEIA MAIS
– Notícias sobre vestibular