“Eu poderia viver recluso numa casca de noz e me considerar rei do espaço infinito”. Foi essa fala de Hamlet, obra de William Shakespeare, que inspirou o livro de Stephen Hawking. Em O Universo Numa Casca de Noz (2001), o físico conta sua história enquanto expõe suas ideias sobre o cosmos e teorias científicas.
Sua tentativa de explicar o universo para todo mundo inspirou o estúdio alemão Kurzgesagt, que tenta explicar a ciência com o auxílio do Design. Em setembro, eles lançaram seu mais novo produto: o aplicativo Universe in a Nutshell, mesmo nome do livro de Hawking. A ferramenta leva o usuário para uma jornada de exploração do universo – e de como somos muito pequenos nele.
“Quão grande é o planeta comparado a um humano? E quão pequeno é um átomo?” são questões levantadas pelos criadores. Com uma interface animada e cheia de cores, o aplicativo permite explorar o tamanho do menor átomo já encontrado, da Estátua da Liberdade, em NY, até o tamanho de um buraco negro. O app é incrível para os amantes de ciência e os curiosos de plantão.
O estúdio Kurzgesagt, nome alemão que significa “em uma casca de noz”, também produz vídeos educativos no YouTube. Seu objetivo é explicar o universo e a nossa existência e “mostrar como a ciência é linda”, segundo eles. Além das incríveis ilustrações, os vídeos respondem a questões muito interessantes e atuais. Apesar de serem narrados em Inglês, têm traduções para Português que podem ser ativadas nas configurações da plataforma.
O aplicativo Universe in a Nutshell está disponível para iOS e Android.