Veja imagens incríveis de vitrines de lojas na Europa comunista
Dê uma volta pela sua cidade e observe ao redor. Você provavelmente vai notar uma infinidade de banners, outdoors e cartazes, colados em quase todas as superfícies e vitrines disponíveis, tentando influenciar você a comprar algum produto ou pagar por algum serviço. É propaganda de todos os tipos e formatos, para todo lado que se olha. Colocando em números, pesquisas indicam que, até os 60 anos, um cidadão médio assiste em torno de 2 milhões de anúncios pela televisão. Não, você não leu errado. Seria mais ou menos o equivalente a dois anos inteiros da vida dedicados às propagandas.
>> 12 propagandas vintage que vão fazer você entender melhor o século 20
Mas é claro que não é assim em todo lugar, ou pelo menos não era, até algumas décadas atrás. Entre os anos de 1986 a 1990, o fotógrafo americano David Hlynsky fotografou 8 mil cenas diferentes da Europa comunista, em países como Rússia, Hungria e Polônia. Dentre as muitas imagens que ele captou, algumas chamam a atenção. São as que retratam vitrines de lojas de todos os tipos, mas com um detalhe: são quase totalmente desprovidas de propaganda, simples e pouco chamativas. Recentemente, 170 das fotos foram reunidas em um livro, sob o título “Window-Shopping Through the Iron Curtain“ (algo como “Vitrines através da Cortina de Ferro”, em tradução livre). As imagens representam, de maneira sutil mas impressionante, a realidade do mundo comunista de quase 30 anos atrás.
Loja de roupas masculinas em Moscou, Rússia, em 1990. (Foto: David Hlynsky/Thames & Hudson)
Esse mundo, agora reservado aos livros de história, exibe um contraste claro em relação ao modo com que se dá o consumo nas sociedades capitalistas. Antes da chegada das grandes cadeias de lojas, as vitrines apresentavam muito mais desenhos, pinturas e suavidade do que as cores chamativas, luzes e frases de efeito da publicidade capitalista. Veja mais fotos abaixo (e acesse todas as imagens no site de Hlynsky, aqui).
Loja de cosméticos em Moscou, Rússia, em 1990. (Foto: David Hlynsky/Thames & Hudson)
Doceria em Cracóvia, Polônia, em 1988. (Foto: David Hlynsky/Thames & Hudson)
Livraria em Moscou, Rússia, em 1990. (Foto: David Hlynsky/Thames & Hudson)
Restaurante na Iugoslávia, em 1989. (Foto: David Hlynsky/Thames & Hudson)