Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Assine Digital Completo por 2,99/mês

YouTube: 5 canais inovadores de instituições de ensino

Uma seleção de canais produzidos por universidades e escolas que vão enriquecer os seus estudos

Por Wender Starlles Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Luccas Diaz Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 mar 2021, 19h50 - Publicado em 29 dez 2020, 06h00
Canais de Instituições de Ensino no YouTube
 (YouTube/Reprodução)
Continua após publicidade

As plataformas digitais estão consolidadas como ferramentas importantes para o estudo. Em decorrência da pandemia de Covid-19, da necessidade de isolamento social e o uso extensivo de aulas online, as instituições de ensino investiram ainda mais no YouTube. Em 2020, os canais de instituições de ensino se destacaram utilizando linguagem própria com a intenção de ir além do conteúdo que a sala de aula convencional oferece.

Você já é inscrito em canais deste tipo, estudante?

A seguir, GUIA lista cinco canais do YouTube que exploram as possibilidades de ensino na plataforma de vídeo. Vale a pena ficar de olho.

 

1 – Canal do Anglo

O Sistema de Ensino Anglo tem a tradição de mais de 70 anos no Brasil e conta com escolas e cursos pré-vestibular. Mesmo com toda essa bagagem e tradição, o canal no YouTube do Anglo é um bom exemplo de novas perspectivas que as plataformas digitais podem trazer para o ensino.  A aposta da instituição é trazer um conteúdo mais divertido e relacionado à cultura pop. Há vídeo explicando Divisão Celular por meio da banda One Direction, outro relacionando o TikTok com uma possível nova Guerra Fria.

2 – Tá Explicado

A Universidade Estácio de Sá é a responsável pelo canal Tá Explicado no YouTube. Com mais de 90 mil inscritos, o canal se propõe a refletir sobre as perguntas mais curiosas e interessantes da humanidade. “Por que o nosso cabelo fica branco? Como os icebergs se formam? Qual a probabilidade de tirar uma foto em grupo sem ninguém piscar? Peixes bebem água? Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?” questiona a descrição do canal na plataforma.

Continua após a publicidade

Os vídeos são produzidos pela Rede Snack, uma produtora nacional focada em conteúdo multiplataforma para as redes sociais. Para entender o conceito do canal, GUIA conversou com o CEO da Snack, Vitor Knijink e a diretora de conteúdo, Patricia Calil.

Eles explicaram que a ideia é aproximar o estudante dos conteúdos aprendidos em sala de aula por meio de analogias. “Queremos permitir que o ato de estudar seja mais sedutor para o estudante. Ao pegar um conceito da sala de aula e trazer para o universo cotidiano com exemplos e referências, estamos cultivando esse processo de aprendizagem”, disse Knijink.

O canal conta com a participação de uma série de youtubers conhecidos do público de outros canais de educação, curiosidades ou cultura: Pedro Loos, Jaqueline Guerreiro, Peter Jordan, Carol Moreira, Davy Jones, Débora Aladim, Davi Calazans e o Prof. Jubilut são alguns dos apresentadores do canal.

No repertório do canal você encontra um vídeo que desafia Pedro Loos a explicar a Força da Gravidade sem dizer as palavras “força” e “massa”, outro que relaciona animes com Leis das Física e até um curioso que propõe o debate sobre a existência (ou não) de universos paralelos.

3 – Canal Coach COC

Continua após a publicidade

Criado pelo Sistema COC de Ensino, o canal Coach COC tem o objetivo de ensinar vestibulandos a organizarem os estudos. O canal é apresentado por influenciadores digitais conhecidos por darem dicas importantes para quem vai prestar processos seletivos como o Enem e Fuvest.

Há vídeos que tiram dúvidas sobre carreira, correções comentadas de provas, além de ensinar os conteúdos cobrados nos vestibulares. O Coach COC também é produzido pela Rede Snack.

“Hoje as pessoas buscam informação direto no YouTube, hábito que tornou a plataforma quase ‘um novo Google’. Entendemos e seguimos essa tendência. O Coach COC  ensina como a pessoa pode estudar. O vestibulando não vai encontrar vídeos sobre ‘o que você precisa saber sobre a ditadura no Brasil’, mas sim de como aprender a estudar esse período da história. Essa é a diferença”, diz Calil.

4 – Canal da USP

Considerada a melhor universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP) possui um canal no YouTube com mais de 4 mil vídeos. Os conteúdos reúnem diversos conteúdos: divulgação de pesquisas cientificas, eventos culturais, aulas, entrevistas e reportagens produzidas pela equipe do Jornal da USP e TV USP.

Continua após a publicidade

Também é possível acessar mais de 30 disciplinas de graduação e pós-graduação de diversas áreas do conhecimento, entre elas: História do Brasil, Astronomia, Física e Direito.

Além disso, na playlist do canal estão disponíveis vídeos que explicam conceitos importantes da ciência. No quadro “Ciência USP Responde”, pesquisadores são convidados a elucidar questões intrigantes. “O que é morrer? Como os olhos enxergam cores? O que são classes sociais? O que é uma epidemia?”, por exemplo.

5 – Canal da Univesp

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) é a primeira universidade pública virtual do Brasil. Criada em 2012, oferece graduações semipresenciais ou totalmente à distância, que são realizadas em parceria com outras instituições de ensino como  a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a o Centro Paula Souza.

Por ser uma universidade pública e digital, a maioria das aulas está disponível para qualquer um assistir no canal no YouTube da instituição. Ou seja, é possível encontrar as aulas oferecidas gratuitamente na plataforma e assisti-las sem precisar de nenhum vínculo com a instituição.

Continua após a publicidade

Outro ponto bacana do canal no YouTube da Univesp é a transmissão de conteúdo ao vivo quase que sem interrupção. A live é uma reprodução da Univesp TV, um canal inaugurado em 2009 em parceria com a Fundação Padre Anchieta que tem como objetivo a transmissão das aulas e dos conteúdos da universidade.

Você consulta canais do YouTube para estudar ou aprender de forma mais leve? Comente qual você recomenda nas redes sociais do Guia do Estudante. Quem sabe a gente não produz a segunda parte desta lista 😉

 

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro, que é recordista em aprovações na Medicina da USP Pinheiros.

Publicidade

YouTube: 5 canais inovadores de instituições de ensino
Estudo
YouTube: 5 canais inovadores de instituições de ensino
Uma seleção de canais produzidos por universidades e escolas que vão enriquecer os seus estudos

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

Melhor oferta

Plano Anual
Plano Anual

descricao tela de bloqueio anual

10 pilas

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup