Após atraso, segunda chamada do Prouni tem nova data; saiba quando
Com novo prazo de divulgação, outras datas do programa também foram alteradas. Nas redes sociais, candidatos acusam falta de transparência
Inicialmente programada para terça-feira (27), a divulgação da segunda chamada da Prouni (Programa Universidade para Todos) 2024 foi adiada. A nova data foi instituída na manhã desta quinta-feira (29), após mais de 24 horas de atraso. A falta de esclarecimentos por parte do MEC (Ministério da Educação) deixou os candidatos frustrados. Nas redes sociais, citaram falta de respeito e transparência.
Segundo a plataforma oficial do Prouni, a segunda chamada deve ser divulgada no dia 1º de março, sexta-feira. Com a mudança, as datas das etapas seguintes também foram alteradas:
Cronograma Prouni 2024
Divulgação da 2ª chamada: 1º de março
Comprovação de informações da 2ª chamada: 1º a 12 de março
Prazo para participar da Lista de Espera: 18 e 19 de março
Divulgação da Lista de Espera: 22 de março
Comprovação de informações da Lista de Espera: 23 de março a 4 de abril
+ 10 perguntas e respostas sobre o Prouni
Sem explicações
Até o momento nenhuma publicação oficial do MEC abordou o atraso na divulgação da chamada. Na tarde de quarta-feira (28), quando procurada pelo GUIA DO ESTUDANTE, a pasta afirmou que trabalhava para publicar a lista o mais rápido possível. A ausência de um comunicado ou esclarecimento oficial acerca do motivo do adiamento – ou mesmo reconhecendo o atraso – contribui com a frustração dos candidatos.
“O mínimo que fizeram foi estender o prazo”, relata uma candidata no X (antigo Twitter). Sua insatisfação não é a única: relatos de preocupação e ansiedade lotaram as redes. “Espero nunca mais depender de Sisu, nem Prouni, nem nada relacionado a Enem, porque isso que estão fazendo com os estudantes é uma humilhação”, afirmou outra.
Um horário específico para a divulgação da lista na sexta-feira não foi divulgado.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.