Os estudantes que desejam concorrer a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (ProUni) 2013, já podem consultar, no site do programa, as bolsas disponíveis. As inscrições para o ProUni começam na próxima quinta-feira (17) e seguem até às 23h59 do dia 21. Pesquise a sua bolsa.
Para pleitear uma bolsa, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e ter obtido a nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero. Além disso, o candidato precisa se encaixar em pelo menos um dos perfis abaixo:
• ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública; ou
• ter cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou
• ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral na instituição privada; ou
• ser pessoa com deficiência; ou
• ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Nesses casos a renda não é considerada.
Como se inscrever A partir de 17 de janeiro, os candidatos poderão acessar o site do ProUni com o CPF, o número de inscrição no Enem 2012 e a senha cadastrada no site do exame. Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.
No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2012.
Tipos de bolsas
O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2.034).
As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.
LEIA MAIS
– Notícias sobre o vestibular e Enem