Inscrições para o ProUni 1º/2017 estão abertas
Período de inscrição se encerra no dia 3 de fevereiro, às 23h59
O Ministério da Educação (MEC) abriu, às 00h desta terça-feira (31), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), primeira edição de 2017. O programa 214.110 bolsas de estudo em universidades particulares, o maior número desde sua criação e 5% a mais do que no ano passado.
O período de inscrição se encerra no dia 3 de fevereiro, às 23h59. A primeira chamada será divulgada no dia 6, e a segunda, no dia 20.
Como funciona
Para poder se inscrever no ProUni, é necessário ter feito o Enem, obter a nota mínima no exame (média de 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação), ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral, e atender a pelo menos um dos pré-requisitos abaixo:
– ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;
– ser portador de deficiência física;
– ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
Bolsas
O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.
Os estudantes que conseguirem a bolsa parcial podem ainda se cadastrar no Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) para financiarem a outra parte da mensalidade da universidade.
Inscrições
Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de instituições, cursos e turnos dentre as disponíveis, de acordo com sua ordem de preferência e conforme seu perfil socioeconômico. Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções. Será considerada válida somente a última inscrição realizada.
Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso – com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante sabe se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que deseja e, caso contrário, pode alterar suas opções.
Matrículas
A primeira chamada sai no dia 6 de fevereiro. Após ter sido pré-selecionado, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino superior para qual foi aprovado entre os dias 6 e 13 de fevereiro, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição. Depois que todas as informações forem checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa. Para a segunda chamada, a comprovação das informações ocorre entre os dias 20 e 24 do mesmo mês.
O prazo para participar da lista de espera é entre os dias 7 e 8 de março.