Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o Programa Universidade para Todos (ProUni) registrou, até as 11h desta sexta-feira (17), um total de 1.084.501 inscritos e 1.912.431 inscrições (cada candidato pode fazer até duas opções de curso). O total registrado já supera o número de inscritos na primeira edição do ano passado, que teve 1.032.873 candidatos. O prazo para concorrer a uma bolsa de estudos do programa termina às 23h59 desta sexta.
Nesta primeira edição do ano, o programa oferece 131.636 bolsas integrais e 59.989 parciais em 25,9 mil cursos. As inscrições, que devem ser feitas no site do programa, começaram nesta segunda-feira (13). Estão programadas duas chamadas on-line: a primeira no dia 20 deste mês e a segunda, no dia 3 de fevereiro.
Especial: entenda o ProUni passo a passo
Para se inscrever, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas; também não pode ter tirado zero na redação. No momento da inscrição, será necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). O candidato não pode ter diploma de curso superior.
Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.
O estudante que se inscreveu no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) também pode se inscrever no Prouni. Porém, caso seja selecionado nos dois processos, deverá escolher uma das vagas.
LEIA MAIS
– Notícias de vestibular e Enem