O que é e como funciona o Prouni – Programa Universidade para Todos
O que é: um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudos a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. Leia mais aqui. Quem pode participar: estudantes de baixa renda que […]
O que é: um programa do Ministério da Educação (MEC), criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudos a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e seqüenciais de formação específica. Leia mais aqui.
Quem pode participar: estudantes de baixa renda que tenham renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos, tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano anterior e obtido a nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas obtidas nas provas do exame, e satisfaçam uma das condições abaixo:
– ter cursado o ensino médio completo em escola pública, ou
– ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral da instituição, ou
– ter cursado todo o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição, ou
– ser pessoa com deficiência, ou
– ser professor da rede pública de ensino básico, em efetivo exercício do magistério, integrando o quadro permanente da instituição e concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Neste caso, a renda familiar por pessoa não é considerada.
Reserva de vagas: há reserva de bolsas às pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas aos cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada Estado, segundo o último censo do IBGE. Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do ProUni.
Como participar: inscrevendo-se no site do programa durante o período divulgado no calendário do programa.
Os tipos de bolsas oferecidas são:
– Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
– Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.