Prouni 2021: bolsas já estão disponíveis para consulta
Candidatos já podem pesquisar as mais de 160 mil bolsas, entre parciais e integrais, oferecidas no programa, que deve ter três edições este ano
O Ministério da Educação (MEC) divulgou em suas redes sociais na quinta-feira (7) que as bolsas ofertadas pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) 2021 já estão disponíveis para consulta antecipada no site. O período de inscrições começa na próxima terça-feira (12) e vai até sexta (15).
De acordo com os dados divulgados, serão 162.022 bolsas, divididas em 76.855 integrais, ou seja de 100% da mensalidade, e 85.167 parciais, de 50%. Os estados com maior número de bolsas disponíveis são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.
Para a consulta, basta acessar o site oficial do Prouni, clicar em “Pesquisar Bolsas” e utilizar o mecanismo de pesquisa que permite filtrar por curso, instituição e município.
A primeira chamada do processo será divulgada ainda neste mês, no dia 19. Depois, há a segunda chamada, no dia 1º de fevereiro, e a lista de espera. O cronograma completo do programa pode ser consultado clicando aqui.
Este ano, excepcionalmente por causa da remarcação da prova do Enem, as notas utilizadas para o processo seletivo serão as do Enem 2019. Além disso, é esperado que ocorram três edições do Prouni durante 2021, sendo a segunda a partir das notas do Enem 2020, que ocorre no domingo (17).
Criado em 2004, o programa oferece bolsas de 50% e 100% para estudantes que ainda não fizeram ensino superior. As bolsas integrais são destinadas a alunos que têm renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo; e as parciais aos com renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
++ Entenda como funciona o ProUni
++ MEC divulga calendário do Prouni 2021 e gera dúvidas