Prouni: 30% dos selecionados usaram nota do Enem 2020
Com a mudança na regra do programa deste primeiro semestre, puderam se inscrever estudantes que fizeram uma das duas últimas edições do Enem
Um decreto publicado em fevereiro deste ano permitiu que estudantes também utilizassem as notas do Enem 2020 para concorrer a vagas na primeira edição deste ano do Prouni (Programa Universidade para Todos). A mudança teve adesão relevante: segundo o Ministério da Educação, quase 30% dos pré-selecionados na 1ª chamada do programa utilizaram do exame de 2020.
Até o ano passado, era permitido inscrever-se no programa apenas com a nota da última edição do Enem. Com a medida, puderam se inscrever estudantes que fizeram uma das duas últimas edições do exame (2021 ou 2020). No caso dos candidatos que realizaram o exame nos dois anos, o sistema de inscrição considerou, automaticamente, a edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta.
Na primeira chamada, divulgada no dia 2 de fevereiro, dos 188.127 candidatos pré-selecionados, 55.269 usaram a nota do Enem 2020 e 132.858 a nota do Enem 2021. Os estudantes ainda terão mais uma chance na segunda chamada, que está prevista para o dia 24 de março, e poderão participar ainda da lista de espera.
Os candidatos que passaram na primeira chamada devem apresentar a documentação que comprove as informações declaradas durante a inscrição até o dia 14 de março na universidade escolhida. Lembrando que a perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do estudante.
+ Ministério da Educação reúne acesso ao Prouni, Fies e Sisu em novo portal
Prouni
Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
Requisitos
Para participar do Prouni é necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos. Com isso, podem se inscrever apenas pessoas que:
– Cursaram todo o Ensino Básico em escolas da rede pública;
– Cursaram todo o Ensino Básico ou parte dele na rede privada com bolsa integral;
– Tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais;
– Sejam pessoas com deficiência;
– Sejam professores da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública (o critério de renda não se aplica aos professores).
Cronograma completo do Prouni
Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
1ª chamada: 2 de março
2ª chamada: 21 de março
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 3 a 14 de março
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 21 a 29 de março
Período para manifestar interessa na lista de espera: 4 e 5 de abril
Resultado da lista de espera: 7 de abril
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.