Um decreto publicado em fevereiro deste ano permitiu que estudantes também utilizassem as notas do Enem 2020 para concorrer a vagas na primeira edição deste ano do Prouni (Programa Universidade para Todos). A mudança teve adesão relevante: segundo o Ministério da Educação, quase 30% dos pré-selecionados na 1ª chamada do programa utilizaram do exame de 2020.
Até o ano passado, era permitido inscrever-se no programa apenas com a nota da última edição do Enem. Com a medida, puderam se inscrever estudantes que fizeram uma das duas últimas edições do exame (2021 ou 2020). No caso dos candidatos que realizaram o exame nos dois anos, o sistema de inscrição considerou, automaticamente, a edição na qual o candidato atingiu a nota mais alta.
Na primeira chamada, divulgada no dia 2 de fevereiro, dos 188.127 candidatos pré-selecionados, 55.269 usaram a nota do Enem 2020 e 132.858 a nota do Enem 2021. Os estudantes ainda terão mais uma chance na segunda chamada, que está prevista para o dia 24 de março, e poderão participar ainda da lista de espera.
Os candidatos que passaram na primeira chamada devem apresentar a documentação que comprove as informações declaradas durante a inscrição até o dia 14 de março na universidade escolhida. Lembrando que a perda do prazo ou a não comprovação das informações implicará, automaticamente, na reprovação do estudante.
+ Ministério da Educação reúne acesso ao Prouni, Fies e Sisu em novo portal
Prouni
Criado em 2004, o Prouni, do MEC, é um programa que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior a partir do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O programa acontece duas vezes ao ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.
Requisitos
Para participar do Prouni é necessário, antes de tudo, ter realizado o Enem 2020 ou 2021 e obtido no mínimo 450 pontos. O estudante também não pode ter tirado nota zero na redação. Além disso, o programa estipula uma série de critérios socioeconômicos. Com isso, podem se inscrever apenas pessoas que:
– Cursaram todo o Ensino Básico em escolas da rede pública;
– Cursaram todo o Ensino Básico ou parte dele na rede privada com bolsa integral;
– Tenham renda familiar per capita de, no máximo, 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e 3 salários mínimos para bolsas parciais;
– Sejam pessoas com deficiência;
– Sejam professores da rede pública de ensino, integrando o quadro permanente de alguma instituição pública (o critério de renda não se aplica aos professores).
Cronograma completo do Prouni
Inscrições: 22 a 25 de fevereiro
1ª chamada: 2 de março
2ª chamada: 21 de março
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada: 3 a 14 de março
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada: 21 a 29 de março
Período para manifestar interessa na lista de espera: 4 e 5 de abril
Resultado da lista de espera: 7 de abril
Comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados na lista de espera: 8 a 13 de abril
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.