Aprovado em medicina, jovem que estudou sem energia elétrica cria campanha
Em 2021, Matheus de Araújo foi aprovado em uma instituição pública estudando sozinho. Agora, com a volta das aulas presenciais, precisa custear a mudança
A história de Matheus de Araújo Moreira Silva, morador de uma comunidade quilombola de Feira de Santana, na Bahia, foi tema de reportagens e muitos publicações nas redes sociais em 2021. O jovem de 26 anos foi aprovado em Medicina em uma instituição pública estudando sozinho e sem energia elétrica. Por conta da pandemia, Matheus começou o curso à distância, mas agora precisa se mudar para a retomada das aulas presenciais. A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde estuda, fica a 3 horas da sua casa. Para angariar fundos para a mudança, ele começou uma campanha nas redes sociais.
Matheus, que tirou 980 na prova de redação do Enem 2020, criou um e-book chamado “Manual da Redação Quase Mil“. No livro, ele ensina tudo que aprendeu de redação para o Enem. Os conteúdos tratam desde aspectos estruturais, como o padrão do texto, conectivos e as competências avaliadas pela banca, até questões relacionadas à criatividade e ao repertório sociocultural.
Matheus realizou todas as edições do Enem de 2015 a 2020. Nesse meio tempo, conseguiu uma vaga em Enfermagem e chegou a fazer o curso durante dois anos. Até que decidiu desistir e focar no sonho de cursar Medicina.
Em 2020, com a pandemia, as coisas ficaram mais complicadas. Matheus não tinha espaço em casa e a biblioteca local, onde costumava estudar, fechou. Ele passou, então, a estudar na casa de uma amiga, usando um plano de dados do celular, já que o local não tinha energia elétrica nem internet.
No Instagram @redacaocommatheus, além da divulgação do manual, o estudante dá dicas sobre a elaboração de uma redação e fala sobre a prova do Enem, em geral. O perfil já conta com um pouco mais de 68 mil seguidores.
Apoio
A trajetória do jovem e a iniciativa para custear a mudança de residência chamou a atenção de muitos usuários, entre eles alguns famosos. Nesta semana, a atriz Taís Araújo usou suas redes sociais para pedir em prol da campanha do Matheus. No post, ela pediu que seus seguidores ajudassem a compartilhar a venda do e-book e seguissem o estudante. “O conteúdo dele vai além da redação, ele ensina muito sobre organização, formas de estudar e maneiras de seguir acreditando no poder da educação”, escreveu no Instagram.
Além disso, a atriz aproveitou a publicação para falar sobre os problemas de acesso à educação no Brasil. “Isso diz muito sobre acesso aos direitos básicos, suporte que a educação pública não dá para os estudantes e sobre o Brasil atual, perceberam? Talvez algumas pessoas não estejam preparadas para essa conversa…O que eu sei, é que o Matheus é talentoso, inteligente e está determinado a não só mudar a vida dele, como a de muitas outras pessoas”, escreveu Taís.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.