Aulas presenciais em São Paulo voltam a ser obrigatórias
Segundo o secretário da educação, a decisão acontece em um momento seguro da pandemia: 90% dos jovens de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina
A volta às aulas presenciais será obrigatória no estado de São Paulo a partir de segunda-feira (18) em toda a rede estadual de ensino. Para escolas municipais e privadas, deve haver novos prazos para a volta obrigatória, estabelecidos pelo Conselho de Educação.
Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (13), o secretário estadual de Educação Rossieli Soares anunciou a medida, ressaltando que os estudantes só poderão deixar de ir à escola caso façam parte de grupos de risco ou mediante apresentação de justificativa médica. Os grupos de risco foram assim definidos:
- Gestantes e puérperas
- Maiores de 12 anos com comorbidades que não tiveram o ciclo vacinal completo contra a Covid
- Menores de 12 anos que pertencem a grupos de risco para a Covid e/ou condição de saúde de maior fragilidade
Ainda que a volta às aulas presenciais seja obrigatória, algumas unidades da rede estadual ainda devem seguir em esquema de rodízio até o dia 3 de novembro, quando o distanciamento de 1 metro entre as carteiras não será mais obrigatório. Enquanto ainda for vigente, a medida impossibilita a acomodação de 100% dos estudantes nas salas de aula em muitas das instituições.
O uso de máscaras e do álcool em gel continua obrigatório para professores, estudantes e funcionários.
Segundo o secretário da educação, a decisão acontece em um momento seguro da pandemia. Além da queda de indicadores de casos, mortes e internações, dados do governo estadual indicam que 93% dos professores de São Paulo já estão vacinados com duas doses. Além disso, 90% dos jovens de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose da vacina.
No início de agosto, o governo estadual já havia liberado o retorno às aulas presenciais com 100% de ocupação de forma não obrigatória, desde que fosse respeitado o distanciamento, o que exigiu revezamento de grupos entre os alunos em algumas escolas.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.