Jovens de 16 e 17 podem participar do processo eleitoral de forma facultativa, mas o que muita gente não sabe é que quem tem 15 anos e completa 16 até a data das eleições também já pode tirar o título de eleitor e votar. É isso mesmo! Se a data do aniversário de 16 anos for antes do dia 6 de outubro, o jovem tem até o dia 8 de maio de 2024 para fazer a solicitação do título de eleitor. É importante realizar a solicitação antes desta data, pois ela representa o fechamento do cadastro eleitoral para a próxima eleição.
A melhor parte: tudo online, sem sair de casa, e em apenas alguns minutos.
Confira o passo a passo de como tirar o título de eleitor.
1 – Separe tudo que é necessário
Antes de começar o processo, é aconselhável já deixar todos os documentos necessários em mãos. São eles:
- Documento oficial de identidade com foto (carteira de identidade, carteira profissional emitida por órgão criado por lei federal ou passaporte);
- Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço);
Para homens acima de 18 anos, é preciso também o comprovante de quitação do serviço militar.
2 – Tire uma selfie segurando o documento
Tire uma foto com a câmera frontal do celular segurando o documento oficial de identidade ao lado do rosto, com o lado que contém a foto virado para a frente. Procure tirar a foto em um local claro, em que tanto o seu rosto quanto o documento fiquem completamente visíveis. Nada de se embelezar com filtros do Instagram ou colocar adereços que impossibilitem a visualização do rosto, como óculos, bonés e gorros.
O arquivo da foto deve estar nos formatos PNG, PDF ou JPG. O tamanho máximo permitido é de 10 MB.
3 – Acesse o site https://www.tse.jus.br
Acessando o site do Tribunal Superior Eleitoral, no menu do topo da página, basta clicar em “Eleitor e eleições”, e depois no quadrado “Tire seu título – Título Net”. Uma nova página irá se abrir, nela há descrito todos os detalhes do processo. Desça a página até a seção “Faça seu requerimento” e clique na frase destacada “Iniciar seu atendimento a distância“.
4 – Preencha os dados e envie as fotos dos documentos
Após clicar em “iniciar seu atendimento a distância”, uma nova página vai surgir. Na primeira tela, o sistema vai pedir para indicar o estado onde você mora e, na seguinte, pedirá para você conferir se está com todos os documentos necessários em mãos. Na próxima tela, em “Título de eleitor” (o primeiro tópico), selecione a opção “Não tenho”. Atenção: a opção é exclusiva para aqueles que nunca possuíram um Título Eleitoral. Em seguida, é só preencher os dados solicitados e enviar as fotos dos documentos separados anteriormente.
5 – Acompanhe o requerimento e baixe o aplicativo
O título de eleitor não é enviado para casa; ele é 100% digital. Após fazer a solicitação, você pode acompanhar o status do requerimento pela página “Acompanhe o seu requerimento”, que você acessa a partir do protocolo de atendimento ou dos dados inseridos no formulário. Quando estiver tudo pronto, basta fazer o download do aplicativo “e-Título”, no smartphone ou tablet, disponível para iOS e Android. E pronto! O seu título de eleitor já está valendo e você pode comparecer às urnas nas próximas eleições.
Para um tutorial passo a passo, assista ao vídeo abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.