Já pensou se, em menos de cinco anos, 83 milhões de empregos deixassem de existir? Essa é a previsão do relatório Futuro do Trabalho 2023, elaborado pelo Fórum Econômico Mundial.
O estudo traz uma série de informações sobre o futuro do mercado de trabalho e apresenta as principais profissões que devem crescer ou ficar obsoletas nos próximos anos por conta da adoção de novas tecnologias e tendências, como a transição verde; os padrões ambientais, sociais e de governança (ESG); e a localização das cadeias de suprimentos.
Até 2027, além desses milhões de postos extintos, espera-se que 23% dos empregos, dos 673 milhões considerados na pesquisa, mudem – e que 69 milhões de novas vagas sejam criadas.
“A boa notícia é que há um caminho claro para garantir a resiliência. Os governos e as empresas devem investir no apoio à mudança para os empregos do futuro por meio da educação, da requalificação e de estruturas de apoio social que possam garantir que os indivíduos estejam no centro do futuro do trabalho”, disse Saadia Zahidi, diretora administrativa do Fórum Econômico Mundial.
Com toda essa mudança de cenário, é natural que as habilidades exigidas dos profissionais também sofram alterações. O relatório destaca que, quem desejar se manter atualizado e competitivo no mercado, deve investir em competências como pensamento analítico, pensamento criativo, resiliência, flexibilidade e agilidade.
Para o estudo, que está em sua quarta edição, foram analisadas 803 empresas de diferentes setores que, juntas, empregam mais de 11 milhões de trabalhadores em mais de 45 economias espalhadas pelo mundo.
Confira abaixo, quais serão as carreiras que terão mais – ou menos – demanda nos próximos anos:
10 profissões que devem crescer
- Especialistas em IA e aprendizagem de máquina;
- Especialista em sustentabilidade;
- Analista em Inteligência de negócios;
- Analista de Segurança da Informação;
- Engenharia de Fintechs;
- Cientistas e analistas de dados;
- Engenharia de robótica;
- Especialista em Big Data;
- Operadores de equipamentos agrícolas;
- Especialistas em transformação digital.
10 profissões que devem desaparecer
- Caixas de banco e funcionários relacionados;
- Funcionários dos correios;
- Caixas e cobradores;
- Escriturários de entrada de dados,;
- Secretários administrativos e executivos;
- Assistentes de registro de produtos e estoque;
- Escriturários de contabilidade;
- Legisladores e oficiais judiciários;
- Atendentes estatísticos, financeiros e de seguros;
- Vendedores de porta em porta, ambulantes e trabalhadores relacionados.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.