Michele Melo, diretora de Avaliação da Educação Básica no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) pediu exoneração do cargo na quarta-feira (3). A saída da servidora, responsável pelo principal setor na formulação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), acontece a três meses da aplicação do exame.
Melo estava no cargo desde abril de 2021, e também respondia como presidente substituta do Inep. Ela trabalhava em proximidade com Danilo Dupas, ex-presidente do órgão, que pediu demissão no último dia 27.
A Daeb (Diretoria de Avaliação da Educação Básica) é a principal responsável pela execução do Enem, além de outras avaliações do Inep. Segundo definição da autarquia, a diretoria define “os parâmetros, critérios e mecanismo de realização das avaliações da educação básica”.
O cargo será ocupado interinamente por Rubens Campos de Lacerda Júnior, servidor do Inep desde 2013. Rubens foi coordenador do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que compõe a Diretoria de Avaliação da Educação Superior do Inep.