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E agora, como fica o Novo Ensino Médio?

Entenda como as mudanças impactam a carga horária das disciplinas obrigatórias e dos itinerários formativos

Por Redação
2 abr 2024, 15h00 •
Sala de aula com carteiras vazias
 (Feliphe Schiarolli/Unsplash/Reprodução)
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  • E agora, como fica o Novo Ensino Médio? E agora, como fica o Novo Ensino Médio?
  • No dia 20 de março, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que traz uma série de alterações para o Novo Ensino Médio. O texto ainda precisa passar pela votação do Senado e pode ser modificado. Mas com tantas revisões, é normal que estudantes tenham a dúvida: afinal, como fica o Novo Ensino Médio?

    Pensando nisso, o GUIA DO ESTUDANTE preparou um resumo sobre o que está prestes a ser alterado, caso as mudanças aprovadas pelos deputados virem lei. Confira: 

    Carga horária

    A carga horária total do Ensino Médio não foi alterada, ou seja, os estudantes devem cumprir 3 mil horas ao longo dos três anos.

    Mas, até então, estavam previstas 1.800 horas para disciplinas obrigatórias, definidas de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e 1.200 horas para optativas, os chamados itinerários formativos que, em tese, deveriam ser escolhidos pelos próprios estudantes.

    Já o texto aprovado agora pela Câmara define 2.400 horas para disciplinas obrigatórias e 600 horas para optativas.

    Disciplinas obrigatórias

    Atualmente, as únicas disciplinas que precisam estar presentes nos três anos do Ensino Médio são português e matemática. 

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    E o que vai mudar? A ideia é aumentar as matérias presentes em todos os anos do ciclo para:

    • linguagens (português e inglês);
    • matemática;
    • artes;
    • educação física;
    • ciências da natureza (biologia, física e química); 
    • ciências humanas (filosofia, geografia, história e sociologia). 

    Itinerários formativos

    Aqui, a principal mudança está na quantidade ofertada. Hoje, as escolas definem quais e quantos itinerários serão disponibilizados aos alunos.

    Com a alteração, cada instituição deve ofertar, no mínimo, dois itinerários de áreas do conhecimento diferentes. Eles também devem se delimitar ao aprofundamento nas áreas do conhecimento – ou seja, serão mais restritos.

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    Ensino técnico

    No ensino técnico, a carga horária é de 1.800 horas para disciplinas obrigatórias e 1.200 horas para o ensino técnico – o que, no outro currículo, equivale ao tempo dedicado aos itinerários formativos.  

    Mas se o texto da Câmara for aprovado, serão 2.100 horas de disciplinas obrigatórias. Desse período, 300 horas poderão ser destinadas a conteúdos da BNCC relacionados à formação técnica profissional oferecida. 

    Em relação ao curso técnico escolhido, a carga horária máxima será de até 1.200 horas.

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    E agora, como fica o Novo Ensino Médio?
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