As notas do CNU (Concurso Nacional Unificado) já estão disponíveis para consulta na Página do Candidato, no site da Cesgranrio. Elas são divididas de acordo com as provas objetivas e dissertativas. No entanto, para ter as questões dissertativas e redação corrigidas, os candidatos precisavam ter alcançado uma nota mínima na prova de alternativa – ou seja, a nota de corte para sua carreira em específico.
Os que não alcançaram esta nota – ou não fizeram a quantidade mínima de acertos estipulado em edital – foram eliminados. Confira todas as notas de corte aqui neste link. Abaixo, entenda também como são calculadas as nota de corte para todos os cargos e blocos do CNU!
+ Foi eliminado pelo subitem 7.1.2.1.1 do edital do CNU? Entenda o que significa
Como são calculadas as notas de corte do CNU
Para começo de conversa, só poderiam ter suas provas dissertativas e redações corrigidas os candidatos que alcançassem a pontuação mínima estipulada em edital. Para os blocos de 1 a 7, essa pontuação era de 40%, considerando os devidos pesos das questões. Já para o bloco 8, de nível médio, a pontuação mínima era de 30% de acerto das questões.
Quem tirou abaixo dessa porcentagem foi automaticamente eliminado, segundo o subitem 7.1.2.1.1.
Os candidatos que seguiram na disputa enfrentaram mais uma peneira. Eles foram organizados em um ranking, da maior para a menor pontuação, e o número máximo de provas discursivas corrigidas pela Cesgranrio foi igual a nove vezes o número de vagas ofertadas para aquele cargo em específico. Essa, portanto, era a nota de corte final, a do último candidato que teve sua prova discursiva/redação corrigida.
Este modelo é válido para a ampla concorrência (AC), candidatos negros (CN), pessoas com deficiência (PcD) e indígenas (CI), assim como para todos os blocos do concurso.
+ CNU: veja a relação de candidatos por vaga de cada bloco do concurso
Cronograma completo do CNU
- 4 de julho: divulgação do cronograma completo;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos que não podem ou não querem mais realizar o CNU solicitarem devolução da taxa de inscrição;
- 5 a 7 de julho: abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local d prova;
- 7 de agosto: disponibilização dos cartões de confirmação para todos os candidatos;
- 18 de agosto: aplicação das provas objetivas e discursivas;
- 18 de agosto: divulgação dos cadernos de provas às 20h;
- 20 de agosto: divulgação preliminar dos gabaritos das aprovas objetivas;
- 21 de novembro: previsão de divulgação dos resultados finais;
- Janeiro de 2025: previsão do início da convocação de aprovados para a posse.
+ Como calcular a nota ponderada do CNU? Veja o que dizem os editais
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.