Resultado do Encceja 2023 já está disponível; veja como consultar
Mais de 300 mil pessoas fizeram o exame em busca dos diplomas do Ensino Fundamental ou Médio
A partir dessa sexta-feira (22), o resultado do Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos) já estará disponível. A consulta pode ser feita na Página do Participante – basta inserir CPF e senha. Este ano, segundo o Governo Federal, mais de 1,1 milhão de pessoas se inscreveram, mas apenas 355 mil compareceram aos locais de prova.
Diferentemente de vestibulares, não existe um número determinado de vagas ou aprovações para quem faz o Encceja. Para obter o diploma de Ensino Fundamental ou Médio, basta o candidato alcançar uma nota mínima de 100 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 5 na redação.
Os temas das redações das provas do Encceja 2023 foram “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas” para a prova do Ensino Fundamental e “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador” para o Ensino Médio respectivamente.
Encceja
O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino, cada uma com trinta questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação no gênero dissertação-argumentativo – mesmo modelo do Enem.
As provas para conclusão do Ensino Fundamental são Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e História e geografia.
Já as provas para conclusão do Ensino Médio são Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências humanas e suas Tecnologias.
Caso o candidato não atinja a nota mínima em todas as provas, ele pode obter uma certificação parcial – podendo retornar no próximo ano para prestar somente as que não conseguiu.
+ Como funciona a certificação parcial do Encceja
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.