Sesc São Paulo promove debates sobre os 200 anos da Independência
São diversas mesas de debates com artistas, pesquisadores e ativistas para refletir sobre as consequências do bicentenário da Independência
O Sesc São Paulo realiza entre os dias 27 e 29 de julho o seminário “Diversos 22: A outra independência”. O evento, marcado para acontecer no Centro de Pesquisa e Formação (CPF), localizado na região central da cidade de São Paulo, contará com nomes como Lilia Schwarcz, Daniel Munduruku e Antonia Pellegrino.
A proposta deste seminário é refletir acerca do processo de independência brasileira, que completa 200 anos em 2022, e ampliar a abordagem sobre o tema para além do mero contexto histórico, interrogando o passado para compreender o que nos tornamos desde a data de Independência. A ideia é que as mesas de debate ajudem a compreender os reflexos desse contexto histórico até os dias de hoje.
A atividade reúne uma série de intelectuais, professores, historiadores, cientistas políticos e sociais, artistas e antropólogos em mesas de conversas, debates e intervenções. Entre as mesas, destacam-se discussões sobre as guerras de independência, o protagonismo feminino no período e o embraquecimento da nação brasileira. São temas atuais e que podem ser mobilizados pelos estudantes em questões sobre o tema ou mesmo em redações dos vestibulares.
Entre os convidados estão grandes nomes da História, das Ciências Política e Social e da Antropologia, além de artistas e professores.
As inscrições seguem abertas até o início da programação e mediante o número de vagas disponíveis. Para se inscrever basta preencher o formulário no site do CPF.
Serviço – Diversos 22: A outra independência
Onde: Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo
Endereço: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo
Quando: 27/7 (quarta-feira) a 29/7 (sexta-feira)
Inscrições gratuitas e programação: Neste link
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso PASSEI! do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.