Último dia para justificar ausência no Encceja 2023
Prazo chega ao fim para quem quer isenção no exame deste ano. Saiba como fazer a justificativa
Esta sexta-feira (5) é o último dia para justificar ausência no Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Caso você tenha perdido a prova no ano passado, ainda dá tempo de contar ao Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) o motivo e conseguir isenção no exame deste ano.
Abaixo, veja como fazer a justificativa e confira o calendário do exame de 2024.
+ Encceja 2024 já tem data para acontecer; veja calendário completo
Como justificar ausência no Encceja 2023
Caso você tenha se inscrito e faltado no Encceja 2023, o procedimento é necessário para conseguir isenção no exame de 2024. Para realizar o envio dos documentos comprobatórios basta acessar o portal do Encceja e clicar no item “justificativa de ausência”. Em seguida, o candidato deve inserir o CPF e data de nascimento. Na página seguinte, já será solicitado que assinale o motivo da falta e faça o upload dos documentos. O processo é finalizado depois do preenchimento de dados pessoais, como telefone e e-mail.
A justificativa poderá ser enviada até às 23h59 do dia 5 de abril, horário de Brasília.
Caso o candidato que faltou não se justifique, será necessário pagar uma taxa de R$40 (quarenta reais) para fazer o exame deste ano, que será gerada no sistema de inscrição. Esta guia deverá ser paga até 15 de maio de 2024 e o prazo não será prorrogado mesmo que seja feriado estadual, distrital ou municipal no local escolhido pelo participante para a realização da prova.
Importante lembrar que a aprovação da justificativa de ausência no Encceja Nacional 2023 não significa que a inscrição para o exame de 2024 foi realizada, são dois procedimentos diferentes.
+ O que cai na prova do Encceja?
O que é o Encceja
O exame é voltado para jovens e adultos que desejam receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Para participar é necessário ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 para o Médio. Diferentemente do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o Encceja não tem taxa de inscrição, a menos que o candidato não tenha justificado a ausência no ano anterior.
Calendário do Encceja 2024
- Justificativa de ausência: 25 de março a 5 de abril
- Resultado da justificativa: 15 de abril
- Prazo para solicitação de recurso sobre a justificativa: 15 a 19 de abril
- Resultado do recurso: 23 de abril
- Inscrições e solicitação de atendimento especializado: 29 de abril a 10 de maio
- Provas: 25 de agosto
- Divulgação do gabarito: até o 10º dia após a aplicação da prova
- Resultados: 23 de dezembro
+ Encceja: provas e gabaritos de edições anteriores para baixar
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.