Entrevistas de emprego são momentos decisivos na carreira, e mais do que saber falar bem de si, é importante conseguir abordar seus pontos fracos de maneira estratégica. O fato é primordial principalmente para os jovens que estão buscando seu primeiro emprego, já que as soft skills acabam pesando mais do que as experiências anteriores. Nestes casos, as dificuldades devem ser tratadas com honestidade, mas sem autossabotagem.
Confira 5 maneiras de falar sobre os seus pontos fracos durante uma entrevista de emprego, transformando essas “fraquezas” em oportunidades de crescimento. As dicas são de Luciano Cacace, Head Brasil da Networkme, startup que conecta a educação e o mercado de trabalho.
+ Como se sair bem em uma entrevista por videoconferência
Como falar sobre os seus pontos fracos
Primeiro de tudo, mapeie de três a cinco características que são consideradas “pontos a melhorar”. É importante já ter isso na ponta da língua, já que essa é uma pergunta comum entre recrutadores – e muitos deles devem escutar como resposta o “perfeccionismo”, um clássico de quem tenta se esquivar.
Na hora da entrevista, em vez de se referir a esses pontos como fraquezas, fale de que maneira está se esforçando para evoluir, justificando com clareza o motivo. Essa abordagem pode mostrar aos recrutadores que há consciência sobre os desafios enfrentados e proatividade em buscar formas de superá-los.
Confira alguns exemplos:
- Organização: “Em alguns momentos, sou esquecido, mas busco fazer listas de tarefas para garantir que nenhuma prioridade passe batida”;
- Falar em Público: “Tenho dificuldade em falar em público, mas estou utilizando técnicas de respiração e preparação antes de realizar algum discurso para melhorar isso”;
- Habilidade Técnica: “Estou aprendendo uma nova linguagem de programação e, embora eu ainda não seja fluente, estou fazendo cursos online e praticando diariamente para melhorar”;
- Delegar Funções/Tarefas: “Tenho dificuldade em delegar tarefas porque gosto de ter certeza de que tudo está sendo feito corretamente, mas estou trabalhando em confiar mais na minha equipe e distribuir melhor as responsabilidades”;
- Pedir Ajuda: “Tendo a evitar pedir ajuda, preferindo resolver problemas por conta própria, mas estou aprendendo a reconhecer quando preciso de suporte e a procurar a orientação dos meus colegas”.
Mostre que se está comprometido com o crescimento próprio e que se busca constantemente se aperfeiçoar. Desta forma, as “fraquezas” ficam em segundo plano na entrevista de emprego e você consegue se destacar.
+ Entrevista reversa: perguntas que podem (e devem) ser feitas ao recrutador
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.