Na hora de escolher uma profissão, é preciso avaliar alguns fatores que vão muito além de gostar ou não de determinada área. Checar se a carreira combina com o seu perfil e com o estilo de vida que você gostaria de levar faz toda a diferença.
Já pensou se você tem pavor de rotina, não consegue se imaginar o dia inteiro, todos os dias da semana, trabalhando em um escritório e decide ter uma profissão na qual não dá para fugir disso? Para não cair nessa armadilha, é fundamental pesquisar bastante, colocar na balança suas prioridades e conversar com profissionais da área.
Caso você tenha esse perfil, que gosta de sair da mesmice e viver coisas diferentes no seu dia a dia, existem algumas profissões que podem te dar esse gostinho de liberdade. E para te ajudar nessa pesquisa, o GUIA DO ESTUDANTE separou algumas carreiras ideais para ter uma rotina mais flexível e um cotidiano imprevisível. Confira:
1. Geologia
Esse profissional estuda a estrutura e a composição química da Terra, e sua evolução ao longo do tempo, com ênfase no estudo de rochas e minerais. Dessa forma, pode atuar em empresas, consultorias, agências reguladoras ou mesmo em órgãos do governo, nos mais diferentes setores.
Quem gosta da área e sonha em ter um rotina agitada, longe de escritórios, pode procurar trabalhos em que seja essencial ir a “campo” – ou seja, analisar o solo, as rochas e jazidas de perto. Isso inclui, por exemplo, localizar e explorar reservas petrolíferas e de gás natural; descobrir depósitos de água subterrâneos e planejar sua exploração para garantir a pureza das águas; localizar sítios arqueológicos que guardam fósseis; acompanhar obras da construção civil e aplicar técnicas geológicas para elucidar crimes, entre outras atividades.
+ Veja essas e outras profissões na nossa Busca de Cursos!
2. Engenharia ambiental
Assim como outras engenharias, quem se forma nessa área tem um campo diverso de atuação. Ou seja, existem alguns cargos que exigirão do profissional formado em engenharia ambiental um trabalho um pouco mais burocrático, analítico e rotineiro, como a elaboração de relatórios de impacto ambiental e planos para o uso de recursos naturais.
Em compensação, outros cargos permitem que o engenheiro tenha uma rotina mais dinâmica, como visitas a empresas, órgãos públicos e ONGs para analisar meios de reutilização de resíduos, para otimizar a produção e reduzir gastos; criação e execução de projetos que visam à recuperação de áreas degradadas; e projetar, construir e operar sistemas de abastecimento de água e de coleta, transporte e tratamento de esgoto, lixo doméstico e resíduos industriais, por exemplo.
Tudo sobre Engenharia Ambiental
3. Cirurgia – de todos os tipos
Quando falamos da área da saúde, diversas carreiras têm um dia a dia dinâmico. Ligações de emergência, imprevistos, horários variados de plantão e, além disso tudo, muitos pacientes diferentes, cada um com suas peculiaridades.
Mas quem segue para a área de cirurgia, independentemente da especialidade (Medicina ou Odontologia), vai encarar, com ainda mais intensidade, uma vida sem rotina. Por mais que o profissional faça os procedimentos no mesmo local, cada caso é único e cada corpo reage de uma forma. Assim, mesmo que você passe a semana inteira fazendo cirurgias de apendicite, seus dias não serão monótonos.
Quem cursa Odontologia e se especializa na área de Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial, por exemplo, e trabalha em hospitais lidará diariamente com diferentes casos de pessoas que sofreram acidentes (seja um deslocamento de mandíbula causado por um soco em uma briga ou um trauma na boca após o choque entre dois veículos) ou que possuem anomalias e precisam de cirurgias, implantes, transplantes e enxertos.
Confira 20 cursos da área de Saúde e Bem-Estar
4. Artes Cênicas
Para um ator, cada personagem é um universo diferente. Sua história, sua realidade, a forma como a pessoa irá projetar suas emoções, como movimenta seu corpo, como fala… cada pequeno detalhe varia de acordo com quem está sendo interpretado.
Além disso, seja em um filme, série, novela ou peça de teatro as locações de gravação ou local das apresentações irá variar em cada projeto e cada cena irá exigir uma habilidade diferente, tornando o cotidiano dinâmico e imprevisível.
Quem faz o curso de Artes Cênicas pode seguir outras carreiras além da atuação que também têm o mesmo perfil dinâmico. Por dominar técnicas de criação do espetáculo, interpretação, direção e montagem, é possível atuar como dramaturgo, iluminador, figurinista, dublador, diretor de arte e diretor em espetáculos teatrais, filmes, séries para a TV, webséries e outras encenações.
Artes Cênicas: conheça os melhores cursos de Teatro do Brasil
5. Jornalismo
Dentro do jornalismo, a área de reportagem permite que o profissional tenha um cotidiano extremamente variado. Se for um repórter de rua, por exemplo, cada dia o profissional irá para um local para produzir a matéria, por exemplo, um acidente que ocorreu em uma estrada, um hospital onde uma figura pública está internada, a cobertura de um evento cultural, uma entrevista com um artista internacional, uma enchente… é um desafio diário diferente.
Ainda que seu destino seja se tornar um repórter que fica na redação, os temas abordados na escrita serão variados e a apuração irá incluir entrevistas com fontes diversas. Para completar, notícias de última hora podem agitar totalmente um dia que parecia monótono.
Tudo sobre o curso de Jornalismo
6. Produção de eventos
Se você quer fugir de uma rotina de trabalho estagnada e encarar uma série de imprevistos no seu dia a dia, a produção de eventos pode ser o caminho para você.
Esse profissional pode organizar desde aniversários e casamentos até palestras, workshops, shows, grandes eventos culturais ou empresariais. E as principais funções incluem atividades como o planejamento do acontecimento como um todo, entrar em contato com fornecedores, fechar contratos, contratar membros da equipe, ver se tudo está dentro do cronograma, resolver problemas que aparecerem no meio do caminho e cuidar para que a execução do projeto seja bem-sucedida. Para lidar com tantas atribuições e responsabilidades, é necessário flexibilidade e saber contornar problemas de última hora.
Muitas vezes, é um profissional da área de Comunicação, especificamente de Relações Públicas que atua nessa área. Por dominar as técnicas para um bom planejamento estratégico, o uso de redes sociais para a promoção de evento, técnicas de negociação e saber criar canais de comunicação entre a equipe, o RP costuma ter mais espaço no mercado de trabalho.
7. Fisioterapia
Como já vimos, todo profissional da área da saúde tem um dia diferente do outro por conta da particularidade de cada paciente. Uma carreira que se destaca nesse quesito é a de fisioterapeuta domiciliar, ou particular.
Diferentemente do profissional que atua em hospitais ou clínicas, o fisioterapeuta que vai à casa dos pacientes acaba lidando com uma rotina um pouco mais flexível, adaptando-se às necessidades de cada pessoa que atende. Além disso, as áreas de atuação nessa carreira variam bastante e é possível explorar diferente setores, como recuperação de acidentados e pessoas com distúrbios neurológicos, cardíacos ou respiratórios, ou ainda trabalhar com idosos, gestantes, crianças e pessoas com deficiência física ou mental.
Tudo sobre o curso de Fisioterapia
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.