Estou com a maior dúvida da minha vida. Já fiz um ano de Ciência da Computação, mas não era exatamente o que eu queria. Fiz também seis meses de técnico em Mecatrônica, mas também não era exatamente o que eu queria, pois sempre que começo o curso eu me decepciono com ele. Então fiz uma escolha contraditória. Após vários testes vocacionais percebi que o que realmente quero é cursar Medicina. Só há alguns problemas: eu trabalho das 23h às 06h e durante o tempo em que estou trabalhando é completamente impossível estudar. Outro problema é que eu sou casado e minha esposa vai ter um bebê no final de setembro. Mesmo com tudo isso, é possível estudar Medicina?Enviado por Rafael Cunha
No processo de escolha profissional é preciso avaliar também as condições concretas para que ela seja viabilizada. Se o momento de sua escolha fosse agora, sob as atuais condições, a resposta seria que é quase impossível cursar medicina. Todos os cursos de medicina são realizados em período integral (manhã e tarde), e exigem muita dedicação para a realização de estudos extraclasse.
Considere também que o ingresso no curso demanda extensa e profunda preparação, pois a concorrência é grande e qualificada; assim, a realização de um cursinho e os estudos preparatórios concorreriam com as novas demandas familiares.
Portanto, os obstáculos não são facilmente contornáveis. Para o alcance de seu objetivo, mudanças deverão ocorrer. É possível protelar o ingresso no curso, de forma a dar conta da chegada do filho e do planejamento de outro tipo de vínculo de trabalho? De que forma você considera seria possível conquistar a manutenção de um nível mínimo de renda durante uma eventual graduação em medicina? Qual é a posição de sua esposa e de que forma ela poderia contribuir em sua decisão?
Grandes obstáculos requerem excelentes planejamentos. Identifique os recursos disponíveis e os que serão necessários conquistar e avalie se seus objetivos são exequíveis.
Leia mais:
O perfil de um estudante da área de Saúde
Medicina foi a escolha certa para mim?
Gosto de Medicina, mas tenho receio dos horários de trabalho na profissão. O que fazer?