Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta BlackFriday: Digital Completo por 1,99

Arquitetura ou Engenharia Civil: qual curso escolho?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
18 fev 2011, 12h53 • Atualizado em 16 Maio 2017, 13h54
  • Estou em dúvida entre Engenharia Civil e Arquitetura. Não tenho muito jeito com arte e desenho e tem tenho muito criatividade. Sou boa mesmo com cálculos. Qual seria o melhor curso para mim?
    Enviado por Isabelle Parente

    O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto à Engenharia Civil (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) como da área de humanas, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões).

    Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.

    Siga

    Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra.

    Continua após a publicidade

    Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas diversas atividades que envolvem a construção. Saiba, inclusive, que há um único Conselho profissional que regula a atividade das duas carreiras – o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). O curso de Arquitetura tem uma boa carga de disciplinas ligadas a cálculo, justamente porque esta habilidade é exigida no exercício profissional.

    Consulte as grades curriculares de Arquitetura e de Engenharia Civil e você verificará as semelhanças e diferenças. Quanto a sua questão sobre “criatividade”, considere que inovar e encontrar novas perspectivas também decorre do aprendizado que desenvolvemos durante a vida, ou seja, isto não é um “dom” natural, com o qual nascemos. O curso de graduação em Arquitetura pode ajudá-la nesse sentido.

    Saiba, porém, que boa parte dos vestibulares (principalmente em universidades públicas) apresenta prova de habilidades específicas (ligadas à percepção visual e a desenho técnico e artístico) como critério de seleção.

    Continua após a publicidade

    Verifique as provas anteriores das faculdades que você eventualmente tenha interesse. Saiba também que há cursos preparatórios para o vestibular que oferecem aulas especiais para tais provas específicas.

    Leia mais:
    – Arquitetura é a carreira certa para mim?
    – Levo jeito para a Engenharia Civil?
    – Estou pronto para entrar no mercado de trabalho de Engenharia Civil?
    – Como posso me preparar para o curso de Arquitetura?

    Publicidade

    Arquitetura ou Engenharia Civil: qual curso escolho?
    Mundo do Trabalho
    Arquitetura ou Engenharia Civil: qual curso escolho?
    Orientador profissional esclarece

    Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Plano Anual
    Plano Anual

    Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

    Apenas R$ 1,99/mês*

    aaaaaa