Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

As 6 melhores profissões para quem quer morar na Europa

O velho continente está sofrendo de falta de mão de obra qualificada. Veja aqui quais são as áreas mais procuradas - e aproveite para fazer carreira por lá

Por Julia Di Spagna
12 jul 2023, 09h49

Envelhecimento da população, baixas taxas de natalidade e mudanças no mercado de trabalho no cenário pós-pandêmico. Esses são alguns dos fatores que estão impactando a oferta de mão de obra qualificada em países desenvolvidos, como Alemanha e Reino Unido. 

No Reino Unido, por exemplo, há quase 1,2 milhão de vagas de trabalho abertas sem candidatos aptos a preenchê-las, segundo dados do Office for National Statistics (Departamento Nacional de Estatísticas, uma espécie de IBGE britânico).

Como consequência, os governos dessas nações reúnem esforços para atrair profissionais estrangeiros qualificados que estejam aptos aos cargos disponíveis. 

Por isso, se você sonha em morar e construir sua carreira na Europa, vale a pena conferir quais são as carreiras mais requisitadas nesses países e ver se alguma se encaixa no seu perfil. Para te ajudar, o GUIA DO ESTUDANTE reuniu alguns dos cursos mais procurados para suprir essa demanda. Veja abaixo:

1. Enfermagem

A área da saúde como um todo é a que mais sofre com falta de profissionais em diferentes países, segundo pesquisas internacionais. Isso porque os países mais ricos estão passando por um acelerado envelhecimento de suas populações – que estão precisando de cada vez mais profissionais qualificados para cuidar de seus idosos. E, dentro do setor, uma carreira que se destaca é a enfermagem

O levantamento do Office for National Statistics mostrou que faltam profissionais da área no Reino Unido. Na Alemanha a situação é tão grave que algumas clínicas foram fechadas pela falta de enfermeiros e cuidadores. 

O profissional da enfermagem é responsável por promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas, trabalhando em parceria com outros profissionais – médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Tudo sobre o curso de Enfermagem

2. Tecnologia da Informação

Em 2022, a Agência Federal de Emprego em Nuremberg, na Alemanha, publicou em uma análise sobre a escassez de mão de obra qualificada. De acordo com a pesquisa, em um ano, o número de profissões com vagas sobrando aumentou 25%. Além da área de enfermagem, um dos setores mais afetados é o da Tecnologia da Informação (TI). 

De acordo com um estudo da Eurofound, agência de pesquisas da UE, que listou as principais lacunas de mão de obra nas nações do grupo econômico, empresas europeias têm tido dificuldades para encontrar pessoas com as qualidades necessárias para determinados empregos; entre esses, os ligados à tecnologia da informação. Para trabalhar por lá, as empresas não exigem nem o conhecimento das línguas locais – em muitos casos, o inglês basta.

Quem se forma nessa área cuida do desenvolvimento e da gestão dos sistemas de tecnologia de uma empresa. Por estar diretamente ligada à tecnologia, TI é uma das áreas que mais cresce atualmente. É possível trabalhar na manutenção e criação de sistemas de uso interno para empresas e no desenvolvimento de sites e aplicativos, por exemplo.

+ Procure essas e outras carreiras na nossa Busca de Cursos!

Continua após a publicidade

3. Engenharia florestal

Engenheiros também estão sendo requisitados no exterior e, graças a iminente crise climática, uma especialidade que tem se destacado é a engenharia florestal. 

A Finlândia, apesar dos altos índices de desenvolvimento, tem uma demanda alta por talentos em cargos técnicos, incluindo esse setor. Na Dinamarca, o governo chegou a publicar em quais setores busca por trabalhadores estrangeiros e incluiu vagas de engenharia ambiental/florestal na lista. Segundo a Comissão Europeia, 42% das empresas dinamarquesas relataram dificuldades para contratar funcionários nos primeiros três meses de 2022. 

Este profissional estuda e promove a exploração sustentável de recursos florestais. Ele avalia o potencial de ecossistemas florestais e planeja seu aproveitamento sempre levando em consideração a manutenção do equilíbrio dos ecossistemas e do bioma. 

4. Farmácia

Considerando a defasagem na área da saúde, países europeus também vêm encarando a falta de farmacêuticos qualificados para atuarem nesse mercado.

Esse profissional estuda a composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados e orienta seu processo de fabricação. Além disso, pesquisa e testa substâncias que entram na composição de remédios, cosméticos, alimentos e produtos de higiene pessoal; e registra drogas, distribui e comercializa os produtos e verifica se as normas sanitárias estão sendo cumpridas.

Continua após a publicidade

Tudo sobre Farmácia

5. Turismo

Em Portugal, o setor de turismo e hotelaria é um dos que mais movimenta a economia do país. A demanda por mão de obra qualificada cresceu com a retomada das viagens após um longo período de queda no número de visitantes por conta da pandemia. Ainda em 2021, a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (Ahresp) já estimava a falta de cerca de 40 mil trabalhadores na área do turismo. 

Já a Espanha precisa de pelo menos 60 mil trabalhadores adicionais no setor de turismo para lidar com a situação atual, segundo a empresa de recursos humanos Randstad. Afinal, só em janeiro de 2023, a Espanha recebeu 4,1 milhões de turistas internacionais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). 

A área de atuação desse profissional é ampla, que pode atuar no planejamento, na organização, na promoção e na divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e de negócios. Também é possível elaborar roteiros, acompanhar turistas, organizar feiras, congressos e exposições. Em agências, operadoras e sites turísticos, comanda as vendas de passagens e reservas em hotéis.

Tudo sobre Turismo

Continua após a publicidade

6. Contabilidade

Centenas de profissões na Bélgica estão enfrentando falta de trabalhadores, segundo a Rede Europeia de Cooperação dos Serviços de Emprego (EURES). Por lá, a área de Finanças é uma das que mais apresenta defasagem, principalmente na área de Contabilidade.  

Quem decide fazer uma graduação na área será responsável pelas contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio.

Tudo sobre Ciências Contábeis

 

Compartilhe essa matéria via:

 Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país. 

Publicidade

Publicidade
As 6 melhores profissões para quem quer morar na Europa
Mundo do Trabalho
As 6 melhores profissões para quem quer morar na Europa
O velho continente está sofrendo de falta de mão de obra qualificada. Veja aqui quais são as áreas mais procuradas - e aproveite para fazer carreira por lá

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

Apenas R$ 5,99/mês*

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.