Por Redação do Guia do Estudante
SEGUIR
SEGUINDO
Atualizado em 27 jun 2017, 18h21 - Publicado em 13 abr 2016, 19h03
Gosto de inglês e de viajar, e o meu sonho é conhecer outros países. Por isso, me indicaram fazer Comércio Exterior. Mas ainda estou com dúvidas se essa é realmente a profissão de acordo com o meu perfil. Não tenho muita facilidade na área de matemática e sei que Comércio Exterior exigirá alguns cálculos. Gostaria de saber se o foco na matemática é muito grande.
Enviado por Hariane
A formação em Comércio Exterior oferece as duas modalidades de curso superior: tecnológica e bacharelado. Entre as diferenças, pode-se apontar a maior duração do bacharelado (em média 4 anos em relação a dois anos no curso tecnológico), bem como maior presença de mais matérias teóricas. A formação dirige-se especificamente para o gerenciamento e a aplicação de técnicas para a viabilização de transações comerciais de produtos e serviços entre empresas ou órgãos governamentais do Brasil com os de outros países. Isso implica avaliar custos, analisar contratos considerando as legislações diferentes dos países, estudar os mercados e promover o marketing dos produtos, contratar fretes e analisar como se dará o transporte das mercadorias.
Para se qualificar para tais atividades este profissional precisa estudar conteúdos ligados a matemática financeira, contabilidade, estatística e cálculos relacionados a operações financeiras e câmbio. Dizendo de outra forma, ele estuda o que se pode denominar de “matemática aplicada”, diferente dos conteúdos ligados a cálculo complexo próprios às engenharias, por exemplo. Para identificar o grau de complexidade e a extensão de conteúdos ligados a matemática, pesquise grades curriculares de cursos de comércio exterior em faculdades de seu interesse e procure conversar com alunos e profissionais da área.
Cabe alertá-la quanto a suas expectativas de realização de muitas viagens profissionais. Os processos de importação e exportação não exigem intenso contato pessoal por parte dos profissionais desta formação. Eles operam muito mais questões operacionais, não participando tão diretamente nas decisões sobre fechamento de contratos, em geral sob a responsabilidade de diretores e altos executivos das empresas. Pesquise melhor a profissão para verificar se ela contempla seus interesses e objetivos.
Continua após a publicidade
Veja também:
1/12 O GUIA DO ESTUDANTE fez uma lista com profissões para quem gosta de estudar. Será que você se identifica com alguma delas? (GE/Guia do Estudante)
2/12 ARQUEOLOGIA - O arqueólogo explora e analisa materiais encontrados embaixo da terra para estudar a sociedade e as características que ajudaram a constituir as sociedades que conhecemos hoje. A carreira permite que o profissional viaje a vários sítios, em busca de novos objetos de estudo. (Getty Images/Getty Images)
3/12 CIÊNCIAS CONTÁBEIS - É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. Se a carreira for direcionada, o profissional pode trabalhar com auditoria contábil e prestar serviços para empresas de várias localidades. (Getty Images/Getty Images)
4/12 COMÉRCIO EXTERIOR - São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. (Getty Images/Getty Images)
5/12 FOTOGRAFIA - É a captação de imagens com o uso de câmeras, sua gravação e reprodução em papel e meios digitais. Como a área de atuação é bem ampla, o profissional tem a possibilidade de viajar frequentemente. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
6/12 GEOLOGIA - É a ciência que estuda a origem, a formação, a estrutura e a composição da crosta terrestre, além das alterações sofridas por ela no decorrer do tempo. Os profissionais de campo podem fazer viagens frequentemente. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
7/12 JORNALISMO - São a procura e a divulgação de informações por meio de veículos de comunicação, como jornais, revistas, rádio, TV e internet. Alguns profissionais especializados em esportes e turismo podem fazer viagens frequentemente, por exemplo. (Getty Images/Getty Images)
8/12 LETRAS - É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional pode dar aulas em outros países. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
9/12 OCEANOGRAFIA - É a ciência que investiga as características de mares, rios, lagos, oceanos e zonas costeiras sob todos os aspectos, desde sua descrição física até a interpretação dos fenômenos que neles se verificam, além de sua interação com os continentes e com a atmosfera. O profissional pode viajar para outros continentes e passar temporadas em alto mar. (Getty Images/Getty Images)
10/12 PILOTAGEM PROFISSIONAL DE AERONAVES - Esse tecnólogo usa técnicas para comandar e pilotar aeronaves de diferentes portes, como helicópteros, monomotores, bimotores, entre outros. ele conhece os modernos sistemas de navegação e as normas de segurança para condução de voo e os aplica no seu trabalho. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
11/12 PRODUÇÃO DE EVENTOS - Esse tecnólogo planeja, desenvolve e organiza eventos e projetos socioculturais ou de lazer ligados a artes, ciências ou esportes. O profissional pode prestar serviços para empresas que atuam em várias localidades. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)
12/12 TURISMO - Esse profissional cuida do planejamento, da organização, da promoção e da divulgação de viagens, eventos e atividades de lazer e negócios. Em muitos casos, o profissional viaja para fechar contratos de negócios. (Wikimedia/Wikimedia Commons)