Gostaria que vocês falassem um pouco mais de Engenharia Genética. Se é pós ou não, onde tem, o que um engenheiro dessa área faz, etc. Grato.
Enviado por Douglas Sales
Não há um curso de graduação denominado Engenharia Genética. Este termo é utilizado para designar a atuação de profissionais que se envolvem na pesquisa e manipulação das estruturas genéticas dos seres vivos com propósitos de identificação e combate a doenças e síndromes, aperfeiçoamento de espécies, identificação de características hereditárias na escala evolucionária das espécies, entre outras áreas.
O geneticista é o profissional que se envolve com a pesquisa e manipulação genética. Pode direcionar seus trabalhos ao aconselhamento genético (identificando tendências genéticas presentes em pais que desejam ter filhos), pesquisar doenças genéticas e colaborar no desenvolvimento de novos medicamentos, ocupar-se do desenvolvimento de alimentos de origem vegetal geneticamente modificado, ao aperfeiçoamento de raças animais.
Que cursos fazer para trabalhar com genética?
Para atuar na área as graduações principais são Medicina (com duração de seis anos) e Biologia (ou Ciências Biológicas, com duração média de quatro anos). A intervenção clínica só é permitida ao médico, mas ambos podem atuar no campo da pesquisa. Biotecnologia e Biomedicina são também importantes formações que propiciam o ingresso nesta área de atuação. Pesquise estas profissões na seção “Profissões e Universidades” deste site.
Identifique também centros de pesquisa genética (por meio de pesquisa na internet) e procure conversar com profissionais da área para maiores esclarecimentos.
Leia mais:
– Engenharia genética é uma carreira promissora?
– Genética tem um bom mercado de trabalho no Brasil?
– Gosto de Genética e Matemática. Que curso posso fazer?