Estou pensando em cursar Psicologia, e trabalhar na área de pesquisas seria o meu interesse. Como está atualmente o mercado de trabalho para os pesquisadores e cientistas de Psicologia no Brasil? Ainda está em expansão? É mais vantajoso trabalhar fora do país?
Enviado por Joelle
O Brasil infelizmente investe pouco em pesquisa científica na maioria das áreas. Há alguns órgãos que demandam maior número de pesquisadores principalmente nas áreas da saúde e produção agropecuária. A Psicologia não é uma das áreas que recebem investimentos diretos por parte de agências públicas ou organismos privados.
A realidade da pesquisa em psicologia está diretamente relacionada ao contexto da pesquisa na maior parte das áreas: a pesquisa acadêmica por meio dos cursos de mestrado e doutorado stricto senso. Essa pesquisa é conduzida por estudantes que desejam conquistar as referidas titulações e, se houver disponibilidade de recursos, financiada por bolsas de estudo de órgãos federais como CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e em alguns estados por órgãos estaduais como a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e a FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro).
Uma rápida pesquisa na internet pode lhe mostrar os valores que elas distribuem. Note que nem todos os pleiteantes conseguem as bolsas e que elas duram apenas o período do mestrado ou doutorado (de 2 a 4 anos).
A continuidade da atividade de pesquisa em psicologia só é conquistada se o profissional enveredar pela carreira acadêmica- tornando-se professor universitário – em instituições que sustentem linhas de pesquisa (quase todas universidades públicas).
A realização de estudos pós-graduados no exterior pode abrir portas para o ingresso em institutos estrangeiros. Inglaterra, Espanha, Estados Unidos são alguns dos países que desenvolvem pesquisas neste campo. Se houver interesse, aprofunde sua pesquisa para conhecer em que áreas de pesquisa cada país melhor contribui.
Leia mais:
– Conheça os 23 cursos da área de Saúde
– Psicologia é a carreira certa para mim?