Meu filho tem 12 anos e quer ser piloto da Aeronáutica. Que caminho ele deve seguir para conseguir isso?
Enviado por Alfredo
O ingresso na carreira de piloto das Forças Aéreas Brasileiras ocorre por concurso público em duas épocas possíveis: no início do ensino médio ou depois da conclusão deste nível de ensino.
>> Carreira militar: conheça os cursos que preparam para a Aeronáutica
A primeira possibilidade é pelo ingresso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) de Barbacena, Minas Gerais (que equivale ao ensino médio, com duração de 3 anos que aceita jovens de 14 a 18 anos). Concluída esta etapa, automaticamente os cadetes são transferidos para a Academia de Força Aérea (AFA) em Pirassununga, São Paulo, na qual estudarão por 4 anos.
Esta é a segunda porta de entrada: o jovem que tenha concluído o ensino médio regular pode então prestar concurso de ingresso diretamente à AFA sem ter realizado a EPCAR. São aceitos candidatos que tenham entre 17 e 23 anos. Concluída a AFA os alunos com melhor desempenho são indicados para aviões de caça e os outros para helicópteros e aviões de carga.
Os concursos indicados são bastante competitivos; há inclusive cursinhos preparatórios para suas provas. Para mais detalhes (estrutura dos concursos, como se dá o avanço na carreira, etc) consulte os sites www.afa.aer.mil.br, www.epcar.aer.mil.br e www.fab.mil.br.