Gosto muito de biologia, química e física. Mas a área de Humanas me fascina. Tem alguma profissão que integre Biológicas e Humanas? Obrigado.
Enviado por Beatriz Miorin
A classificação das profissões nas categorias, humanas e biológicas não se revela muito útil no processo de escolha profissional. Esta classificação se baseia nas atividades-meio (por exemplo, no uso de modelos e cálculos matemáticos nas exatas) e não no objetivo ou área do conhecimento das profissões. Um economista precisa dominar os instrumentos da matemática para aplicá-los a projeções estatísticas quanto a expectativas e consequências de planos econômicos; um cientista social tem como um dos principais objetivos produzir novos conhecimentos sobre organizações e instituições sociais, aproximando-se do perfil de pesquisador científico; um geógrafo pode se dedicar ao campo de análises políticas.
É importante que você identifique o objeto de trabalho e/ou pesquisa com o qual gostaria de se envolver. O que lhe chama a atenção nas humanidades? Aspectos políticos, a contextualização histórica, o envolvimento com fundamentos filosóficos, a análise dos processos e relações sociais e institucionais? Da mesma forma, o que do campo das ciências da vida lhe interessam? A configuração dos processos vitais, o cuidado com a saúde de pessoas e/ou animais, o estudo de ecossistemas e de sua manutenção?
A partir dos interesses identificados é possível encontrar profissões que boa parte deles estejam presentes. Alguns exemplos podem ser Gestão Ambiental, Direito (no campo da bioética), bacharelado em Esportes, Medicina (em especialidades como Sanitarismo ou Epidemiologia).
O exercício profissional e os setores de atuação são mais complexos do que uma visão superficial e resumida das profissões pode oferecer. Investigue o maior número de profissões a partir do primeiro passo indicado e amplie sua pesquisa desenvolvendo ligações com temas e práticas identificadas.
Leia mais:– Humanas ou Biológicas: qual área devo seguir?– Ciências Sociais é para mim? – Direito é mesmo o que eu quero?