Estou em dúvida quanto a duas faculdades: a de Direito e a de Ciências Sociais. As duas têm um leque de opções muito grande e se encaixam no meu perfil, porém, não sei como escolher. Qual é o perfil necessário para cada uma?Enviado por Renatha
A graduação em Ciências Sociais forma o profissional dirigido à pesquisa e desenvolvimento de novos conhecimentos relacionados ao funcionamento da sociedade, ou seja, à compreensão da dinâmica de grupos, organizações e instituições sociais. Pesquisa e analisa aspectos políticos, econômicos, culturais, próprios a cada sociedade.
O cientista social escolhe uma entre três habilitações possíveis: Sociologia, Ciências Políticas e Antropologia (pesquise cada uma para maiores detalhes). Há também áreas específicas nas quais pode se especializar, como sociologia da educação, das relações de gênero, do trabalho, da violência, etc. Este é um profissional preocupado com os rumos da sociedade, de suas práticas institucionalizadas; em geral tem interesses por política e pelas diversas formas de manifestação dos agrupamentos humanos.
O curso de Direito tem como eixo a formação de profissionais que garantam o funcionamento da sociedade e os direitos individuais e sociais diante do ordenamento jurídico, das leis. Seu trabalho envolve lidar constantemente com conflitos de interesses e com a construção de argumentos lógicos e legais de forma a convencer juízes ou júris das teses que possam beneficiar seus clientes. Em geral, sua atuação requer que ele seja bem formal do ponto de vista de seu comportamento, vestimenta e linguagem.
De toda forma, não há um perfil único para cada uma das duas profissões. Por exemplo: uma pessoa preocupada com as garantias dos direitos humanos encontra formas diferentes mas concretas em ambas as profissões para dar fluxo a seus interesses.
Leia mais:
– Como é o curso de Ciências Sociais?
– TESTE: Direito é mesmo o que eu quero?