Estou com uma dúvida cruel entre esses dois cursos. Amo biologia e o oceano, mas queria poder ajudar esses bichinhos abandonados que vemos sendo maltratados por aí. Como descubro o que é melhor para mim?
Enviado por Larissa
Gostar de animais é uma característica importante no trabalho do médico veterinário; porém não é razão totalmente suficiente para essa escolha. As situações que o veterinário enfrenta em seu cotidiano podem ser muito diversas, incluindo suportar o sofrimento de animais e mesmo ocorrências em que a opção é o sacrifício para evitar maior sofrimento.
Jerod Harris/Getty Images
A formação inclui aspectos relacionados ao controle da qualidade de produtos destinados aos animais, bem como aqueles de origem animal.
O mercado ligado aos pet shops está saturado. É importante que você se informe sobre o conteúdo estudado no curso, bem como sobre as perspectivas de trabalho em sua região.
Para atuar no ramo marinho da biologia, o profissional pode estar vinculado a algum órgão estatal de estudo e preservação dos recursos naturais, em projetos de pesquisa de uma universidade ou ligado a uma ONG.
A preocupação com o meio ambiente é crescente na sociedade, mas as oportunidades de trabalho não acompanham esse crescimento na mesma proporção. Pesquise também oceanografia.
Tenha em mente que você não vai “descobrir” o que é melhor para você. Ao se empenhar na pesquisa das profissões, avaliar informações sobre o contexto de atuação profissional e aprofundar a análise de seus valores, história e interesses, você construirá uma escolha em que depositará energia, correrá os riscos inerentes a qualquer escolha e buscará superar eventuais obstáculos para efetivá-la.
Leia mais:– Teste: Oceanografia é sua praia? – Biologia ou Medicina Veterinária?