Engenheiro de produção tem campo de trabalho na zona rural? Já faço Engenharia de Produção mas tenho essa dúvida porque gostaria de trabalhar no campo, embora minha cidade não dependa da atividade rural.
Enviado por Bruna
A formação do engenheiro de produção compõe-se de dois vetores: um técnico (ligado à tipificação tecnológica, como mecânica, civil, agropecuária, têxtil – veja todas as possibilidades no site da Abepro) e outro administrativo (com disciplinas como estatística, ferramentas da qualidade, gestão estratégica, economia). Por esse motivo os cursos de Engenharia de Produção recebem diferentes denominações (quase 20), como engenharia de produção mecânica, química, civil, de qualidade, de gestão, elétrica, automotiva, entre outras.
Em especial, há poucos cursos de graduação no Brasil denominados Engenharia de Produção Agroindustrial., como o da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus, Bahia) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), interior de São Paulo. Para a descrição das atribuições desta modalidade de engenharia, consulte o endereço www.dep.ufscar.br/grad/paind.htm. A área de agronegócios recebeu grande impulso nos últimos anos, ampliando a demanda por profissionais especializados, o que indica boas chances de empregabilidade.
Verifique as características de seu atual curso (há modalidade específica de formação?). As competências gerais desenvolvidas em seu transcurso poderão auxiliá-la na busca de oportunidades na área; porém, de acordo com as características dele, poderá ser fundamental que você busque formação complementar – cursos de extensão ou especialização.